Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 15 de março de 2022 - 00:12h
Governo e Unicef estabelecem mais parcerias para o desenvolvimento do Amapá
Em reunião com a chefe do Território Amazônico do Unicef, Judith Leveille, o governador do Amapá, Waldez Góes firmou novos compromissos.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Na ocasião, o governador apresentou ao Unicef os avanços do estado no setor do saneamento.

Direito das crianças e adolescentes, saneamento, saúde e educação foram alguns dos temas debatidos com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre novos compromissos para o desenvolvimento do Amapá.  Nesta segunda-feira, 14, o chefe do Executivo Estadual, Waldez Góes, em reunião com a chefe do Território Amazônico, Judith Leveille, definiu os próximos pontos a serem encaminhados.

Entre os assuntos, a proposta de um seminário via Consórcio Interestadual da Amazônia Legal para abordar as agendas dos direitos das crianças e adolescentes na Amazônia e dialogar com os países da Pan-Amazônia, principalmente com os estados amazônicos.

Na ocasião, o governador apresentou ao Unicef os avanços do Estado no setor do saneamento.

“Desenvolvemos uma modelagem única e a primeira do Brasil para concessão dos serviços de saneamento. O projeto foi executado por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), com o apoio técnico do BNDES e a adesão dos prefeitos dos 16 municípios amapaenses para universalização de água e esgoto”, exemplificou Góes.

Segundo as projeções, a expectativa é de que, em 4 anos, a cobertura do esgoto sanitário avance de 8% para 20%, e em 18 anos, a projeção é alcançar 90%. A distribuição de água deverá ultrapassar os atuais 38% para 55%, podendo chegar a 99% em 11 anos.

Góes também reafirmou o compromisso para incentivar a adesão dos municípios ao Selo Unicef. 

Durante a reunião,  Leveille socializou a participação do Unicef no X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) com um painel sobre direito das crianças e adolescentes, que ocorrerá em Julho, em Belém-PA, com representantes dos nove países da Pan-Amazônia, e países da Europa e Ásia. Também contará com a participação de ambientalistas, representantes de movimentos sociais e lideranças dos povos originários e tradicionais da Amazônia e apresentou programas disponíveis para o Amapá.

Temos um programa disponível para acessar investimentos nas escolas, precisamos definir propostas para serem apresentadas para acessar o recurso, seguindo os indicadores que temos de áreas importantes para investirmos nesses projetos, como saúde, educação e saneamento”, explicou a chefe.

Também participaram da reunião, os secretários de Estado da Saúde, Juan Mendes, e da Educação, Goreth Sousa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá