Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 14 de fevereiro de 2020 - 14:05h
Operação Lei Seca: ações no trânsito acontecem em todos os dias do período de carnaval
A ‘Operação Carnaval’ iniciará no dia 20, seguindo até o dia 25 de fevereiro. 22 agentes atuarão no trânsito da cidade.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo/Secom
Em 2019 não houve registros de acidente de trânsito com vítima fatal na área de atuação da Lei Seca.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) divulgou nesta sexta-feira, 14, como será a atuação da Operação Lei Seca durante o período da quadra carnavalesca. A “Operação Carnaval” inicia no próximo dia 20 e seguirá até o dia 25 de fevereiro. As práticas fazem parte do Bloco da Responsa, organizado pelo Governo do Amapá, e envolvem ações de segurança pública que foram montadas para assegurar a folia com tranquilidade às famílias amapaenses. 

As fiscalizações envolverão 22 agentes da Lei Seca que atuarão no combate a alcoolemia e na prevenção de acidentes no trânsito.

“Nós trabalharemos todos os dias durante o período do carnaval para garantir a segurança no trânsito e, por isso, vamos intensificar as ações nas imediações dos eventos. Nosso objetivo é coibir álcool e direção”, destacou o coordenador da Operação Lei Seca, Major Rondinele Marques.

O Núcleo de Educação no Trânsito do Detran/AP também estará realizando o serviço de conscientização nas áreas onde ocorrerão as festividades. Já diretamente no trânsito, as ações também contarão com o serviço do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Números de 2019

No ano passado os números da Operação Lei Seca, realizada durante o carnaval, apontam que dos 436 condutores abordados e submetidos ao teste do etilômetro, 20 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 2 foram apresentados na delegacia em função de apresentarem ingestão alcoólica acima do tolerável e, assim, configurando crime.

Em dados oficiais, somente 4,5% dos condutores abordados apresentaram problemas com alcoolemia. Durante toda a operação em 2019 houve 45 autuações de trânsito. No mesmo ano não houve registros de acidentes de trânsito com vítima fatal na área de atuação da Lei Seca.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Phillippe Gomes

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá