Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 14 de janeiro de 2021 - 18:01h
‘Jornada enriquecedora’, diz professora em aulão preparatório para o Enem
Conteúdo é direcionado aos estudantes concluintes do ensino médio que se preparam para a realização do Enem 2020. Exame está marcado para acontecer em janeiro e fevereiro de 2021.
Por:
Foto: Arquivo Pessoal
O evento contou com a participação de vários professores do programa e estudantes.

“Foi um ano difícil para todos nós. Mesmo com essas dificuldades, realizamos nosso trabalho da melhor forma possível e esse aulão de hoje faz parte dessa jornada difícil, diferente, mas enriquecedora”, desabafa Maria Cláudia Peixoto. A professora de linguagens faz parte do time de educadores do aulão de revisão, promovido pelo Governo do Amapá, que ajuda estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na edição anterior, o estádio Zerão foi palco do aulão. Já a preparação para o exame de 2020 aconteceu em um ambiente on-line, no canal do YouTube da Central do Enem – programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) – e contou com a participação de vários professores do projeto e estudantes.

Os próximos eventos acontecerão no dia 16, um dia antes do primeiro dia da prova, e no dia 20 deste mês.

A iniciativa contribui na preparação dos estudantes concluintes da rede pública e que irão prestar o exame nos dias 17 e 24 de janeiro.

Cláudia ministrou aulas de língua portuguesa e redação no evento. Segundo ela, a maior dificuldade enfrentada durante a preparação dos estudantes foi a adaptação à prática online.

“Nós professores tivemos que, em um curto período de tempo, aprender a gravar vídeos, preparar aulas remotas, criar atividades que motivassem os alunos a estudar de um jeito diferente. Os estudantes, por sua vez, tiveram que realmente aprender a ter autonomia, a ser donos de seu tempo de estudo e saber lidar com essa autonomia de forma responsável”, conta.

Professor da disciplina de sociologia, Leonardo Silva diz não encontrar palavras para descrever o sentimento de dever cumprido. Para ele, a educação conseguiu se reinventar.

“Estamos felizes pelo cumprimento dessa etapa. É até difícil descrever o sentimento, é uma ótica diferenciada ao que rolou ano passado. O crescimento profissional e pessoal é gigantesco e ver a educação realmente se reinventando para fazer diferença é gratificante”, expressou.

Maratona Enem

Além do aulão, a reta final de preparação para o Enem 2020 conta o projeto Maratona Enem, do programa Central do Enem, que disponibiliza aulas on-line e gratuitas aos estudantes em fase de conclusão do ensino médio que irão realizar o certame deste ano.

A Maratona Enem tem uma série de aulas ao vivo e reúne professores que disponibilizam aos estudantes a oportunidade de revisar conteúdos e conferir dicas que podem garantir o ingresso para as universidades.

As aulas têm dia para disponibilização: 7, 8, 14, 16, 21 e 23 de janeiro, sempre às 14h. Com 4h de duração, os estudantes não precisam de cadastro para acessá-las, é gratuito, e para participar basta acessar o link http://www.youtube.com/EducaDF

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá