quinta, 14 de janeiro de 2021 - 20:57h
Governo do Amapá entrega escritórios do Rurap em Laranjal e Vitória do Jari
As obras de revitalização dos escritórios dos municípios custaram mais de R$ 440 mil e são provenientes do tesouro estadual e do Fundo Petrobrás.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
Entregas nos municípios irão continuar com mais cinco escritórios para serem abertos.

O Governo do Amapá entregou nesta quinta-feira, 14, mais dois escritórios revitalizados do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Desta vez os municípios contemplados foram Laranjal e Vitória do Jari.

De acordo com governador Waldez Góes, a reforma dos escritórios tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar.

“Esse é o terceiro escritório que entrego e vamos continuar trabalhando para melhorar as condições em todas as vertentes do setor da agricultura. Esse investimento também é para melhorar o atendimento do agricultor e o trabalho do extensionista, junto com as obras estamos repassando financiamento para produtores trabalharem e, assim, fortalecemos o setor primário", destacou.

O diretor-presidente do Rurap, Hugo Paranhos, informou que as entregas nos municípios irão continuar com mais cinco escritórios para serem abertos.

"É o compromisso da gestão com os servidores e agricultores. Nos próximos dias vamos entregar mais escritórios do instituto no interior e desta maneira avançamos no desenvolvimento da agricultura familiar, podendo dar mais atenção ao produtor do campo", enfatizou Paranhos.

Para a agricultora Hosana Queiros, que produz açaí na comunidade de ilhas dos Aruãns, o ambiente novo é ideal para o atendimento dos produtores.

“O trabalho dos técnicos é muito importante e com esse novo prédio e melhores equipamentos eles poderão desenvolver mais projetos para nós, que vivemos do plantio, e dessa forma poderemos produzir mais”, disse.

As obras de revitalização dos escritórios de Laranjal e Vitória do Jari custaram mais de R$ 440 mil e são provenientes do tesouro estadual e do Fundo Petrobrás. Anteriormente foram entregue os escritórios dos municípios de Santana e Tartarugalzinho.

Acompanharam as entregas nos dois municípios os prefeitos Marcio Serrão (Laranjal do Jari) e Ary Duarte (Vitória do Jari), os deputados estaduais Marilia Góes, Aline Serrão e Jesus Pontes, deputada federal Aline Gurgel, vereador de Macapá Dudu Tavares e secretários de Estado.

Vitória do Jari

No município de Vitória do Jari, o escritório foi reconstruído –  após incêndio – e acomoda cinco técnicos do Rurap, que atendem mais de 60 comunidades e cerca de 1.200 famílias. Os serviços custaram cerca de R$ 354 mil.

Na ocasião também foram entregues 48 cheques para os agricultores, através do Fundo de Desenvolvimento Rural (Frap), com participação da Agência de Fomento do Amapá (Afap). Os valores, somente no município de Vitória do Jari, com a terceira parcela do fundo, somam mais de R$ 360 mil. O montante total de repasses, entre 2018 e 2020, chega a mais de R$ 1,2 milhão, provenientes do Frap para manejo de açaí.

Laranjal do Jari

Em Laranjal do Jari, o espaço foi revitalizado com novas janelas, grades, mobília e pintura. O escritório tem nove técnicos do Rurap, atendendo mais de 18 comunidades e cerca de 800 famílias. As obras custaram mais de R$ 90 mil. Também no município, o escritório do distrito de Água Branca do Cajarí foi reformado, com custo de aproximadamente R$ 92 mil e já está sendo utilizado pela comunidade.

No município houve ainda a entrega de oito cheques a agricultores de diversas comunidades. Os valores dos cheques, através do Frap, somam mais de R$ 44 mil.