Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 14 de janeiro de 2021 - 13:00h
Combate ao sarampo: governo capacita profissionais para vacinação de casa em casa
  Varredura vacinal inicia na segunda-feira, 18. Ação também vai oferecer atualização de caderneta de vacina para crianças de até cinco anos.
Por:
Foto: Nathanael Zalouth
No total, aproximadamente 300 profissionais foram capacitados para a varredura vacinal.

Para conter o surto de sarampo no estado, o Governo do Amapá e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) capacitaram 300 servidores municipais para a ação de varredura vacinal de casa a casa que inicia na segunda-feira, 18. Neste trabalho, a ideia é imunizar pessoas de seis meses a 59 anos contra a doença. Até o dia seis de janeiro, foram notificados 189 casos de sarampo no Amapá, com maior incidência em crianças de até quatro anos. 

LEIA MAIS: Para conter sarampo, Amapá terá vacinação de casa em casa.

Os trabalhadores também vão ofertar outras imunizações para atualização da caderneta de vacina das crianças de até cinco anos. A ação acontecerá nos municípios de Macapá, Santana, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Mazagão e Porto Grande - cidades consideradas prioritárias por conterem casos ativos de sarampo ou estarem em área de fronteira.  

Além de preparar os profissionais, o objetivo da capacitação foi promover a integração da rede de atenção em saúde e a atualização de procedimentos e vigilância do sarampo no estado. Trata-se de padronizar as diretrizes da estratégia de varredura vacinal.

Multivacinação

Para as crianças com menos de cinco anos, serão ofertadas as vacinas BCG, pentavalente, tríplice viral, tetra-viral, pneumocócica 10, meningocócica C, e poliomielite VIP/VOP. Além de imunizações que protegem contra hepatite A, hepatite B, rotavírus, e febre amarela.

A ação, que será de responsabilidade dos municípios, conta com apoio do Ministério da Saúde, Opas e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A apoiadora da Opas Sílvia Maués, explica o objetivo da ação de varredura vacinal.

“Essa ação de varredura vai ocorrer com dois objetivos, o primeiro é controlar o recente surto de sarampo, realizando a varredura vacinal casa a casa. O segundo é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de cinco anos no calendário vacinal adequado, que não constem no cartão de vacina da criança”, afirmou a técnica. 

Os profissionais capacitados irão iniciar simultaneamente a varredura vacinal nos municípios prioritários.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá