terça, 13 de dezembro de 2016 - 15:49h
Setrap estuda criar linhas intermunicipais para Laranjal do Jari a partir de nova rota
Objetivo é explorar a rota alternativa pela Rodovia AP-010 após a liberação da Ponte da Integração.
Foto: Alex Silveira
Com a inauguração da Ponte da Integração, acesso à região Sul do Amapá fica melhor

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) está realizando estudos técnicos para criar linhas intermunicipais com destino ao município de Laranjal do Jari, utilizando a rota alternativa pela Rodovia AP-010, fazendo conexão com os municípios de Macapá a partir da saída do Terminal Rodoviário, Santana e Mazagão. O objetivo é potencializar esse trajeto a partir da liberação do tráfego da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, que foi entregue oficialmente pelo governo na segunda-feira, 12.

De acordo com o diretor de transportes da Setrap, Andrey Rêgo, a secretaria está fazendo as tratativas com uma das empresas que atualmente já faz o trajeto principal pela BR-156. “A empresa tem interesse em operar nesse novo trecho, estamos fazendo análise e o estudo de viabilidade para que até o fim deste mês possamos definir essa logística”, explicou.

O diretor também informou que a Setrap está buscando melhorar o serviço de transporte para Mazagão. Atualmente, as viagens intermunicipais são realizadas por vans e micro-ônibus cadastrados na secretaria.

Rota para o Sul do Amapá

A estimativa é que com a Ponte da Integração haja um aumento no número de usuários que terão a Rodovia AP-010 como rota alternativa para os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e distritos. Esta rota diminui em até 50 quilômetros o percurso para a região.

O governo realizou a pavimentação total da AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho. Também foram recuperados 51 quilômetros do ramal do Camaipi, que dá acesso direto ao trecho Sul da BR-156, onde se localizam os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, além de distritos como o do Maracá e Água Branca do Cajari.

Para os usuários deste trecho, a rota está bem mais conservada e possibilita um menor tempo de viagem e mais segurança no trecho, enquanto o trecho sul da BR-156 não é pavimentado.

O Governo do Estado está responsável pela pavimentação do primeiro, dos quatro lotes. Ele inicia no quilômetro 21 e se estende até a Ponte do Rio Vila Nova. A empresa responsável já recebeu a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, que devem começar em 2017 após o gerenciamento ambiental da área, do qual está sendo feito pelo Ibama. Os demais são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Entrega da Ponte

A Ponte da Integração Washington Elias dos Santos marca o fim do isolamento terrestre de Mazagão para outras regiões do estado e da dependência de balsas para realizar a travessia, que durou 50 anos.

O processo de construção da ponte gerou dois mil empregos diretos, cinco mil indiretos, absorvendo a mão de obra local. A obra é composta pela ponte, no modelo balanço sucessivo, e pela ligação da cabeceira da edificação à extensão da rodovia AP-010, além de seis alças viárias que dão acesso ao complexo de empresas localizadas no Distrito Industrial.