terça, 13 de dezembro de 2016 - 15:28h
Seminário trata da elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância
Ao todo, 30 técnicos participam do seminário. A ação é uma parceria desenvolvida entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Amapá.
Foto: Márcio Pinheiro
Evento acontece durante todo o dia, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza

Para construir o Plano Estadual pela Primeira Infância do Amapá (Pepi), a Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão capacitando os profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social. O evento ocorre nesta terça-feira, 13, no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, em Macapá.

O objetivo é definir estratégias para a elaboração do plano, que prevê a integração de políticas estaduais de valorização, proteção e assistência social para garantir os direitos das crianças. São 30 participantes entre técnicos, gestores estaduais e municipais, representantes de conselhos dos direitos das crianças e representantes da sociedade civil.

Durante o dia, os profissionais discutirão sobre a construção do plano, uma etapa preparatória para a consulta pública onde ouvirão as crianças amapaenses. Na quarta-feira, 14, visitarão as escolas municipais O Pequeno Príncipe e a Profª Maria Izabel Fernandes Ribeiro. Nesses locais serão realizadas oficinas com 25 alunos de 5 e 6 anos de idade.

A Sims é a interlocutora da elaboração do Pepi, e em parceria com a Unicef, está realizando as etapas preparatórias. “ O Governo do Estado assumiu esse compromisso em construir o plano e nós estamos realizando essas capacitações para chegarmos ao produto ideal”, informou a secretária adjunta de políticas da Assistência Social da Sims, Patrícia Silva.

Em novembro de 2015, o governador Waldez Góes assinou o Pacto para Proteção e Garantia dos Direitos das Crianças da Amazônia Legal, durante Fórum dos Governadores. Desde então, o governo está trabalhando para cumprir as agendas propostas no pacto.