sexta, 13 de novembro de 2020 - 18:16h
Geradores de energia vão reforçar sistemas de abastecimento de água em todo o Amapá
Com a instalação dos geradores, a energia hoje consumida pelas estações será remanejada para usufruto da população.
Foto: José Baía
Oito equipamentos já chegaram ao Estado transportados por meio de aeronaves do Exército Brasileiro.

Para garantir alimentação elétrica 24h nos sistemas de água do Amapá, o Governo do Estado, em parceria com o governo federal, tem providenciado grupos geradores de energia, que deverão permanecer por 45 dias no estado, até que os sistemas elétricos  possam ser migrados com segurança para a rede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Oito equipamentos já chegaram ao estado transportados por meio de aeronaves do Exército Brasileiro. Três deles estão instalados nos sistemas de captação e distribuição de água de Santana desde o último dia 10, um no sistema isolado do Perpétuo Socorro e um no sistema isolado do bairro Congós.

Na Estação de Tratamento e Estação de Captação de Água de Macapá outro gerador, instalado há uma semana, já operava e, agora, passará a funcionar em conjunto com dois geradores de maior potência que chegaram ao Amapá nesta sexta-feira, 13, e deverão ser instalados no sábado, 14.

Valdinei Amanajás, diretor presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), esclarece que com a instalação dos geradores, a energia hoje consumida pelas estações será remanejada para usufruto da população.

“Nossos sistemas voltaram a funcionar desde o dia 7, contudo o tratamento de água consome muita energia, que neste momento emergencial faz falta na casa de muitas pessoas. Com os geradores, podemos otimizar tanto nossa operação, que funcionará independente dos rodízios, quanto a distribuição da eletricidade nas cidades”, comenta Amanajás.

Os Conjuntos Habitacionais Macapaba 1 e 2 também funcionam com geradores de energia, estes financiados pelo governo do Estado.

Em breve mais conjuntos geradores chegarão ao estado enviados pelo governo federal. Até que todos os geradores cheguem, os sistemas isolados de Macapá e demais municípios continuarão funcionando nos horários de ativação da rede de energia, de acordo com o rodízio de cada região.