terça, 13 de novembro de 2018 - 09:15h
GEA reforça políticas de contrapartidas e desenvolvimento de Ferreira Gomes e Porto Grande
Compromissos foram reafirmados pelo governador Waldez Góes, durante agendas nos dois municípios nesta segunda-feira, 12.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Entre as obras em andamento, está o Hospital Regional de Porto Grande para atender a média e alta complexidade da região centro-oeste do Amapá

Nesta segunda-feira, 12, uma comitiva estadual, liderada pelo governador Waldez Góes, visitou obras em andamento e reuniu com lideranças políticas e comunitárias nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.

Na ocasião, Góes reafirmou a continuidade da política de contrapartidas a emendas federais destinadas aos municípios, que tem possibilitado grandes avanços no interior do estado, desde 2015. E que o desenvolvimento econômico será uma das prioridades a partir de 2019.

Ferreira Gomes

No município de Ferreira Gomes, o governador Waldez Góes reuniu com lideranças e visitou as obras de reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde (UMS), que será transformada em uma clínica de especialidades.

A obra, cujo investimento é de R$ 2,5 milhões, é fruto de parceria entre o estado e a Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes Energia, como parte de um programa de responsabilidade social e ambiental da empresa. A unidade, quando inaugurada, ampliará de 12 para 38 o número de leitos atendendo, também, a pacientes de municípios vizinhos.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) fará todo o serviço de urbanização no entorno da Unidade Mista de Saúde de Ferreira Gomes. Conforme explicou a secretária adjunta da Seinf, Glaucia Maders, o projeto da obra já está sendo elaborado e contemplará calçamento, estacionamento e outros.

O prefeito de Ferreira Gomes, Divino Rocha, manifestou sua satisfação com o apoio dado pela gestão estadual, desde 2015, a diversas frentes de trabalho no município. “Temos nesse governo a paciência, humildade, diálogo e vontade de trabalhar por um estado melhor, olhando para todos os municípios de forma igual”, externou o prefeito.

O governador Waldez Góes lembrou que o município recebeu, recentemente, nove servidores da Polícia Civil entre delegados, agentes e oficiais do último concurso público lançado em 2017.

Além da segurança pública, Ferreira Gomes foi contemplado com cerca de 130 toneladas de asfalto para ações de tapa-buracos. O estado ainda firmou, em 2017 e 2018, convênios de limpeza urbana, melhorias sanitárias e garantiu contrapartidas a emendas federais, dentre elas, para a segunda etapa de revitalização da orla do Rio Araguari. “Fizemos e faremos muito mais por Ferreira Gomes, pela comunidade que merece a nossa união, atenção e respeito”, frisou Góes.

Porto Grande

No município de Porto Grande, o governador e comitiva visitaram obras importantes nas áreas da saúde e urbanização que estão em andamento. Foram inspecionados, por exemplo, os trabalhos do Centro de Reabilitação e do Centro de Atenção Psicossocial, para os quais o Governo do Amapá garantiu contrapartidas a emendas federais, para execução das obras. Estado e município já dialogam sobre um consórcio para colocar as unidades em funcionamento, cuja previsão de entrega é para 2019.

As equipes de governo e município ainda visitaram a construção do Hospital Regional de Porto Grande, que vai funcionar no mesmo local onde existia o Hospital Municipal Maria Lúcia Guimarães da Silva, o qual foi demolido, e será referência no atendimento aos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Ferreira Gomes. O investimento é de R$ 11,2 milhões, fruto de compensação da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari.

Foram visitadas, ainda, obras de urbanização da orla do município, também de compensação da hidrelétrica. A entrega tem previsão para o mês de dezembro deste ano, segundo informou a empresa que conduz os trabalhos.

O governador Waldez Góes anunciou que Porto Grande também recebeu nove servidores da Polícia Civil, chamados no último concurso público de 2017; quatro quilômetros de obras de mobilidade urbana; um novo quartel do Corpo de Bombeiros e unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil).

Contrapartidas

O governador reforçou que está disposto a continuar dando contrapartidas para a execução de emendas destinadas aos municípios, por entender a importância que essas obras têm para a vida da população, melhorando sua qualidade de vida e gerando emprego e renda.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, afirmou que já conseguiu recurso de emenda federal para a pavimentação em bloquetes do trecho que liga a orla do município ao Balneário de Porto Grande e diz contar com o apoio do Estado. “Temos a segurança de uma gestão eficiente e compromissada, que não vê bandeira partidária, mas sim o serviço público de qualidade chegando à população. Temos certeza que vamos avançar juntos”, salientou Bessa.

Desenvolvimento

Waldez Góes afirmou, ainda,  que iniciativas e políticas que fomentem a arrecadação do estado também serão tomadas como prioridade em todos os municípios, de acordo com suas potencialidades.

“Isso não quer dizer que vamos aumentar os impostos. Mas sim atrair mais empresas, gerar mais postos de trabalho. Se cresce a nossa arrecadação, consequentemente temos mais recursos para investir nas áreas sociais, como educação e saúde. Temos essa prioridade e sabemos que os resultados serão os melhores possíveis para a nossa gente”, concluiu o governador.

Tanto Porto Grande, quanto Ferreira Gomes, serão contemplados com os 200 quilômetros de pavimentação previstos para o próximo ano em todo o estado. E, ainda, com a ampliação dos programas Amapá Jovem, Renda Para Viver Melhor e implantação do Luz Para Viver Melhor, prevista para fevereiro de 2019, programas que alcançarão famílias dos quatro cantos do Amapá.

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom