Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 13 de novembro de 2019 - 14:05h
Equipes de saúde são treinadas para manusear novos ventiladores mecânicos
Aparelhos serão usados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para suprir incapacidade respiratória.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Treinamento do pessoal que vai manusear os equipamentos iniciou na terça-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira, 13, o cronograma de entrega de 45 ventiladores mecânicos para unidades de saúde da capital e do município de Santana, inicialmente. Os equipamentos darão suporte às equipes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais em pacientes graves, com incapacidade respiratória.

A aquisição dos equipamentos é fruto de um investimento de R$2,2 milhões para a renovação tecnológica da rede alta complexidade e urgência e emergência. Por ter tecnologia mais avançada, as equipes que atuam nas UTI's tiveram que passar por treinamento para o manuseio correto dos aparelhos.

Segundo o enfermeiro e superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Alex Coimbra, a tecnologia do aparelho permite que o profissional realize com mais segurança os procedimentos de alta complexidade.

"Todo paciente grave fica entubado, na UTI, com o auxílio desse equipamento, que também é utilizado nos procedimentos cirúrgicos. A tecnologia dele tem configurações que evitam erros humanos, o que dá mais qualidade para o atendimento do paciente e mais segurança ao trabalho dos profissionais", explicou.

O treinamento para o manuseio do ventilador começou na terça-feira, 12, com profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Estadual de Santana (HES) e Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). Até a quinta-feira serão capacitados intensivistas do Hospital de Emergência (HE), Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e Hospital da Criança e do adolescente (HCA).

A previsão é que todos os aparelhos estejam em funcionamento até o final do mês. Com os 45 ventiladores e os demais equipamentos que foram doados pelo Ministério da Saúde (70 novos monitores multiparâmetros e 40 desfibriladores cardíacos), em setembro, será possível a habilitação de 40 leitos de UTI, todos com tecnologia de ponta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá