Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 13 de outubro de 2020 - 14:13h
Mais Visão: Programa já recuperou visão de mais de dois mil amapaenses
O programa do Governo do Estado em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, já atendeu mais de duas mil pessoas.
Por: Da Redação
Foto: Marcelo Loureiro
O governador Waldez Góes e o senador Davi Alcolumbre na sede dos Capuchinhos

O programa Mais Visão já recuperou a visão de mais de dois mil amapaenses. O Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelos serviços, conta com recursos de emenda parlamentar do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.

As cirurgias iniciaram no dia 7 de setembro e até o dia 12 de outubro o programa já havia realizado 2.060 cirurgias de catarata e 176 cirurgias pterígio (carne crescida). O balanço do primeiro mês de cirurgias foi apresentado nesta terça-feira, 13, ao governador Waldez Góes, ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre e à imprensa.

“O Governo do Estado foi o capitalizador da emenda destinada pelo senador Davi Alcolumbre, viabilizando através da parceria com os Capuchinhos, a realização de aproximadamente sete mil cirurgias de catarata e pterígio. Trata-se de um programa diferenciado, onde cada paciente atendido tem no mínimo 30 dias de acompanhamento especializado após a cirurgia”, frisou o governador do Amapá, Waldez Góes.

O senador Davi Alcolumbre destacou que o programa está conseguindo em pouco mais de um mês diminuir a fila de pacientes que aguardavam pelas cirurgias. Nesta primeira etapa a prioridade são pacientes da rede estadual de saúde que aguardavam o procedimento através do Programa de Tratamento Fora de Domicilio, o TFD.

“Já conseguimos alcançar mais de duas mil pessoas que chegaram com problema de vista e que saíram daqui felizes por ter alcançado esse objetivo. Precisamos lembrar que esse tratamento era todo feito fora do domicílio, ou seja, tirando as pessoas do Amapá, de perto da família, as vezes sem a condição adequada”, ressaltou Alcolumbre.

Uma estrutura foi montada com consultórios clínicos, salas e uma carreta completamente equipada para os exames pré-operatórios e três salas de cirurgia. Todo o espaço foi preparado de forma a respeitar as recomendações de prevenção contra a covid-19.

“Nós agradecemos a confiança do governo e do senador Davi Alcolumbre, e estamos preparados para receber todas pessoas que precisarem desse atendimento. Estamos realizando em média entre 70 e 100 procedimentos por dia, e todo o espaço foi adequado para receber os pacientes”, afirmou o diretor do Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, Frei Carlos Pestana.

Antes da cirurgia todos os pacientes passam pelo teste de covid-19. Até o momento já foram realizados 3.406 testes rápidos Sars-cov-2. Depois do procedimento recebem um kit com colírio e óculos escuros para o pós-cirurgia.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Fotos: Marcelo Loureiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá