Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 12 de julho de 2016 - 10:01h
Nota técnica orienta municípios a monitorar casos de microcefalia
Por meio da nota técnica, a Sesa orienta que os municípios notifiquem todos os nascimentos com os critérios de classificação de microcefalia em até 24 horas.
Por:

A Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa) emitiu uma nota técnica quanto aos casos de microcefalia no Amapá. O documento orienta as equipes de saúde, em todo o Estado, a estabelecerem diretrizes assistenciais para mulher em idade fértil, gestantes, puérperas e recém-nascidos com microcefalia.

O Ministério da Saúde tem monitorado em todo o Brasil os casos de microcefalia e elaborou um protocolo de monitoramento dos casos. 

Por meio da nota técnica, a Sesa orienta que os municípios notifiquem todos os nascimentos com os critérios de classificação de microcefalia em até 24 horas. A notificação deve ser feita via Registro de Eventos e Saúde Pública (RESP) pelo endereço www.resp.saude.gov.br. Este sistema oferece ao Ministério da Saúde condições para acompanhar os casos detectados no Amapá.

Além da notificação via RESP, os municípios precisam fazer também a notificação para as vigilâncias municipais e para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde no Amapá (CIEVS-AP), pelo e-mail ciev@saude.ap.gov. 

Esta informação vai subsidiar ações estratégicas nos municípios nas diversas áreas como maternidades, atenção primária, vigilância em Saúde, serviços de reabilitação, assistência social, entre outros.

De 2015 até agora, já foram notificados no Amapá 10 casos de microcefalia, mas nenhum tem relação com a zika, e sim com problemas de má formação congênita e doenças como sífilis e citomegalovírus.

Para os profissionais terem acesso à nota técnica bastar clicar no link: https://drive.google.com/file/d/0B8msSYCdNGIWT21mRWM5UXhFOVU/view 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá