sexta, 10 de junho de 2016 - 15:17h
Projeto de iniciação à robótica começa a ser implantado nas escolas
Um termo de cooperação entre o Governo do Amapá e a Unifap marcou o início do projeto
A robótica será uma prática cada vez mais presente nas escolas públicas estaduais. Por meio de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), professores e alunos terão acesso a iniciação à robótica integrada às disciplina e conteúdos escolares. Até o fim de 2016, serão ofertadas capacitações em 120 escolas.

O projeto, denominado “Robótica Tucuju”, terá a duração de 80 horas e a 1ª etapa, destinada à formação continuada do professor das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do 1º ano do Ensino Médio, teve início em março. Ao todo, serão 24 horas para formação presencial e 16 horas de formação on-line, pela plataforma moodle através da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Já a segunda etapa, será destinada a capacitação dos alunos em escolas pólos, com turmas de 20 alunos cada, totalizando 40 horas de curso. Os professores serão certificados pela Unifap e alunos receberão anotação de participação em seus históricos.

No 1º semestre de 2016 estão sendo contempladas 40 escolas estaduais da zona urbana, sendo 30 escolas do município de Macapá e 10 escolas do município de Santana. No 2º semestre de 2016 serão ofertadas 80 vagas para professores de escolas dos municípios do Amapá, Porto Grande, Vitória do Jarí e Oiapoque, sendo 20 vagas para cada município.

Incentivo científico

O Robótica Tucuju também tem como objetivo incentivar a participação dos alunos e professores nos torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica, assim como outros eventos científicos.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de inovação e de construção de novos conhecimentos. “Não queremos modelo de educação repetitiva. Precisamos de novas práticas e o projeto Robótica Tucuju chega para despertar essas novas perspectivas. Jovens com uma visão de futuro mais focada na contribuição para o desenvolvimento do Estado”, destacou.

A secretária de Educação do Estado, Conceição Medeiros afirma que esse é um momento histórico para a educação do Estado. “O Amapá depende desse conhecimento cientifico e tecnológico para a mudança na educação básica”, disse.

A coordenadora do Projeto Robótica Tucuju da Unifap, a professora doutora Simone de Almeida Deuphin Leal, acredita que a assinatura do termo de cooperação vai fomentar e ampliar a iniciativa.

O projeto Robótica Tucuju foi criado na perspectiva de que todo aluno deve ser estimulado a construir o próprio conhecimento. Segundo Leal, a proposta é tentar fazer que o aluno crie soluções a partir de lixos tecnológicos e brinquedos descartados. “A projeto não seria possível, sem a formação também dos professores. A ideia é que o aluno encontre um professor capacitado e motivado em sala de aula”, destacou Simone Leal.

De acordo com a reitora da Unifap, Eliane Superti, o desenvolvimento da ciência é fundamental na superação dos desafios do Amapá. “A ciência não é apenas aquela que acontece no doutorado, mas também a que a gente leva para dentro das escolas, a ciência de base. Ela desenvolve nos alunos o interesse, a capacidade e criatividade de encontrar o conhecimento de forma integrada. Esses jovens precisam ser estimulados”, ressaltou.

O Robótica Tucuju é promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unifap, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), em parceria com a Seed. O projeto é apoiado por uma equipe de professores mestres e doutores nas áreas de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Matemática, Ciência da Computação e Física da Unifap, sob a coordenação da professora Simone Delphi, do colegiado de Matemática.