Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 13 de junho de 2018 - 16:07h
Fapeap lança edital para pesquisa no Vale do Araguari
Projetos devem contribuir para estabelecer parâmetros de vulnerabilidade ambiental na área do Vale do Araguari.
Por:
Foto: Weverton Façanha
Programa tem por objetivo fomentar projetos de pesquisa básica com temas prioritários para a região do Vale do Araguari

O Governo do Estado do Amapá divulgou o edital da Chamada Pública Nº 005/2018 para seleção de dez projetos de até R$ 40,48 mil que objetivem o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada no Vale do Araguari. A chamada realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), faz parte do Programa de Incentivo à Pesquisa no Vale do Araguari que terá no total um investimento de R$ 404,88 mil.

O programa tem por objetivo fomentar projetos de pesquisa básica com temas prioritários para a região, assim como estimular iniciativas inovadoras definidas no Programa de Incentivo à Pesquisa no Vale do Araguari que proporcionem soluções de impactos e de baixo custo para a Unidade Geográfica Legal denominada região do Vale do Araguari sobre influência da usina hidrelétrica de Ferreira Gomes.

A chamada é direcionada para professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, além de técnicos das instituições públicas do setor de desenvolvimento econômico do Estado, visando fomentar a produção científica, tecnológica e de inovação no Estado do Amapá. Segundo a diretora-presidente da Fapeap, Mary Guedes, o Programa valoriza a produção do conhecimento através de estudos na região fortalecendo assim o monitoramento, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico local urbano e de comunidades ribeirinhos no município de Ferreira Gomes/AP.

"Os projetos devem contribuir para estabelecer parâmetros de vulnerabilidade ambiental utilizando a pesquisa como instrumento voltada a análise decorrente das influências naturais antropogênicas na área geográfica do Vale do Araguari definida, para ações de prevenção e mitigação de impactos ambientais", explicou Guedes.

O recurso financeiro do programa é proveniente do Termo de Ajustamento de Conduta – (TAC), ACP/JF Nº 10.380-70.2016.4.001.3100, e ACP Nº000385-48.2016.8.03.0006, elaborado através de uma parceria com Ministério Público Federal, Estadual, e a Ferreira Gomes Energia-FGE

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no período de 12 de junho a 12 de julho, no prédio da Fapeap, localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek, KM 02, Ramal da Unifap, Jardim Marco Zero.

Os projetos terão um período de execução de até 12 meses. O período de avaliação acontece de 16 de julho a 15 de agosto. A divulgação do resultado dos projetos aprovados será no dia 30 de agosto de 2018.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá