Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 13 de junho de 2019 - 16:12h
CEA realiza ‘Blitz Elétrica’ em unidades consumidoras de Macapá e Santana
Ação tem por objetivo combater desvio de energia e fraudes em medidores nos dois municípios que concentram o maior número de consumidores no Amapá.
Por:
Equipes da Companhia verificam se há desvios ou alguma irregularidade nas ligações elétricas dos imóveis

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) está intensificando as ações de fiscalização dos medidores de energia em unidades consumidoras de Macapá e Santana. O procedimento, chamado de “Blitz Elétrica”, tem como objetivo identificar desvios e irregularidades diversas no fornecimento.

De acordo com o diretor comercial da companhia, Josivan Rodrigues, o índice de perdas globais de energia da companhia é de 44% em todo o Estado, sendo que, deste levantamento, 32,5% são referentes a furto de energia, ligações clandestinas e fraudes nos medidores.

“Esta prática afeta a prestação de serviço ao consumidor em situação regular e afeta a nossa arrecadação. Para fazermos este enfrentamento, montamos as equipes de fiscalização que atuam de forma permanente nestes dois municípios, que concentram o maior número de consumidores”, frisou Rodrigues.

Em casos de constatação de irregularidades, o consumidor pode ter o fornecimento de energia cortado, o medidor retirado para aferição junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ser multado, na confirmação do desvio de energia.

Por outro lado, a Companhia investiu, nos anos de 2018 e 2019, na aquisição de 45.250 medidores para substituírem os equipamentos danificados por fraude, obsoletos e nos casos de mudança de padrão.

A CEA também dispõe de um laboratório que executa o serviço de avaliação técnica de medidores eletromecânicos e eletrônicos de energia elétrica ativa e reativa. Todo este trabalho tem certificação do Inmetro.

Serviço

Para informações, os consumidores podem procurar os canais de atendimento: Central da Companhia, localizada na Avenida Cora de Carvalho, 1813 - Santa Rita; nas agências da Rede Super Fácil de Macapá e Santana e também pelo Call Center, através do número 116.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá