terça, 13 de abril de 2021 - 11:28h
Waldez amplia rede estadual de assistência para covid-19 com mais 15 novos leitos intensivos
São mais 15 leitos de UTI. Outros 45 serão implantados gradativamente. Aquisição de insumos e equipamentos é fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre.
Foto: Erich Macias/Secom

O governador Waldez Góes, ampliou em mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a retaguarda de atendimento exclusivo à covid-19 na rede estadual. Nesta terça-feira, 13, os leitos, que estão implantados na Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte da capital, já começaram a receber pacientes regulados.

Com esse incremento, já são 369 leitos ativados em todas as regiões do Estado, totalizando 152 leitos de UTI. Dessa forma, o Estado dá mais um passo importante no enfrentamento à pandemia que teve inclinação da curva do número de infectados nos últimos 15 dias.

O Governo do Amapá ampliou a retaguarda para atendimento de pacientes com covid-19 nesta terça-feira, 13, e implantou 15 novos leitos intensivos na Maternidade Bem Nascer, localizada na zona norte de Macapá.

Ao todo, são 60 novos leitos liberados pelo Ministério da Saúde, após solicitação do Estado – outros 45 serão implantados de forma gradativa.

O governador esteve no local para acompanhar o processo de implantação dos novos leitos, junto com o senador Davi Alcolumbre, que auxiliou na aquisição de insumos e equipamentos para a unidade.

“Com o lockdown, nós diminuímos a taxa de reprodução viral e, consequentemente, a curva da incidência e também de internação. Ainda assim, não devemos reduzir os cuidados na prevenção, na cobertura vacinal e na retaguarda hospitalar. Por isso, estamos ampliando o número de leitos e esperamos cuidar bem das pessoas, além de diminuir os números da doença”, informou o governador.

Os 15 leitos são equipados com ventilador mecânico, bomba de infusão, oxímetros, monitor multiparâmetros e desfibrilador. A unidade conta com uma rede gases medicinais que garante a viabilidade plena de oxigênio.

“Estamos garantindo uma retaguarda importante para proteger e salvar vidas amapaenses”, enfatizou o senador Davi Alcolumbre.

O espaço

As obras da Maternidade Bem Nascer foram concluídas em março e o espaço está pronto para entrega. Contudo, com o aumento de casos de covid-19 no Amapá, o Estado precisou aumentar a retaguarda de leitos e uma decisão compartilhada entre os Poderes definiu o uso do espaço de forma temporária para tratamento da doença.

O Estado concluiu as obras complementares do prédio ainda no mês de março, com um investimento de R$ 2,2 milhões do tesouro estadual para a estrutura, que faz parte do pacote de investimentos do Governo do Amapá para melhorar assistência à saúde.