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quinta, 13 de abril de 2017 - 13:22h
População lota pontos de venda do Programa Peixe Popular
Em dois dias do programa, já foram comercializadas em torno de 65 toneladas de peixes.
Por: Da Redação .Colaboradores: Alice Valena
Foto: Marcelo Loureiro
A divisão dos postos é estratégica para facilitar o acesso da população ao produto, descentralizando das feiras

Mesmo com a chuva fina que abateu parte da capital, a população saiu de casa nesta quinta-feira, 13, - ponto facultativo em repartições públicas - em busca dos melhores pratos com peixe no feriado da Semana Santa. Os locais lotados, foram os pontos de venda do Programa Peixe Popular, ofertado pelo governo do estado. Feiras como a do Buritizal e Pacoval, desde cedo, já estavam cheias de consumidores ávidos pelo melhor produto, fresquinho e barato.

Tudo isso proporcionado pelo preço acessível do pescado, um dos focos do programa. Nesta edição, as vendas começaram na terça-feira, 11, e seguem até sexta-feira, 14. Espécies como pirapitinga, tucunaré, tambaqui, tamuatá e enormes pirarucus, são comercializados em grande quantidade.

Além das feiras do produtor do Buritizal e Pacoval, o Peixe Popular oferta o pescado nos bairros Congós, Zerão, Marabaixo e Infraero II, em Macapá, além dos municípios de Santana e Porto Grande. A divisão dos postos é estratégica para facilitar o acesso da população ao produto, descentralizando das feiras, que são pontos tradicionais e de grande circulação de consumidores. Outro fator determinante para o sucesso das vendas, são os “caminhões-feira”, que já passaram pelo bairro Vale Verde, conjunto Habitacional Macapaba e, nesta sexta, 14, estará no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá.

O diretor-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Clesio Cardoso, destacou que, só nestes últimos dois dias do programa, já foram comercializadas, aproximadamente, 65 toneladas de peixes e a expectativa para esta quinta-feira, 13, é o dobro. “Temos um total de 45 toneladas de peixes reservadas e as vendas estão a todo vapor”, notou o gestor.

Renda

O comércio do pescado movimenta outros segmentos da economia amapaense. São pequenos empreendedores que incrementam a renda ofertando produtos como, tomate, cebola, cheiro-verde e condimentos, que não podem faltar nas mais diversas receitas do amapaense. Assim, as vendas nesse setor, também ficam aquecidas.

O jovem empreendedor Otacílio Alenque, da feira do Pacoval, afirma ter vendido muitos legumes e verduras nessa semana, desde o início do ano. “Quem compra peixe, compra os temperos também”, comentou.

O vendedor Antenor Torres, atua desde 2009 no comércio de pescado e emprega quatro pessoas. Experiente, ele fala que as vendas aumentam sempre na quinta-feira, chegando a duas toneladas de peixe, este ano.

O aposentado Francisco de Assis, 54 anos, foi um dos consumidores que procuraram o peixe no ponto de venda de Antenor Torres. O desejo dele é que esta programação do governo do Estado, ocorra pelo menos uma vez por mês. “Comer peixe é excelente e o programa Peixe Popular está nos oferecendo saúde”, declarou satisfeito o aposentado.

As vendas de pescado seguem durante todo o dia desta quinta-feira. E na sexta-feira, 14, no período do manhã.

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