Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 13 de fevereiro de 2021 - 13:21h
‘Estou feliz e ansiosa para participar das rodas de marabaixo', diz idosa ao tomar a vacina contra a covid-19, em Macapá
Estado enviou doses aos 16 municípios para imunizar pessoas acima de 85 anos. Vacinação na capital iniciou neste sábado, 13.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Dona Raimunda está otimista e acredita que, em breve, a rotina voltará ao normal para todos.

Com o braço pronto para tomar a vacina contra a covid-19, o pensamento no próximo carnaval e nas rodas de marabaixo, Raimunda Pereira Farias, de 89 anos, chegou em um dos pontos de vacinação em Macapá, neste sábado, 13 - data que iniciou a imunização para idosos acima de 85 anos na capital.  Para esta etapa, o Governo do Amapá repassou 3.203 doses do imunizante Coronovac para a Prefeitura de Macapá. 

Após quase um ano sem sair de casa, por segurança devido à pandemia, dona Raimunda estava muito empolgada por estar cada vez mais perto de voltar a fazer o que tanto gosta. Acompanhada pela filha e pela neta, a idosa falou sobre a sensação de felicidade.

“Estou feliz porque tomei a vacina. Tenho fé em Deus que isso vai acabar e poderei voltar a participar das rodas de marabaixo.  Uma hora dessas era para eu estar no carnaval, vestida de baiana, mas ainda não pode", disse Raimunda ao tomar a primeira dose da vacina.

Em Macapá, a vacinação ocorre em nas Unidades Básicas de Saúde e também em dois pontos drive-thru montados pela prefeitura, um na praça do Barão, no Centro, e outro no estacionamento do Estádio Milton Corrêa, o Zerão.

Quem optou pela modalidade drive-thru foi o arquiteto Marco Aurélio, que levou o sogro para ser imunizado.

“Trouxe o meu sogro para vacinar e para a gente é um momento de vitória e segurança. Agora é esperar a minha vez também”, disse o arquiteto esperançoso.

A professora Edna Palmerim levou a mãe, Isabel Palmerim, para a imunização. Ansiosas, elas chegaram cedo para o momento que foi marcado por emoção e choro de felicidade.

“Estamos com muitas expectativas. Chegamos cedo e já estamos ansiosas para a segunda dose”, afirmou a professora emocionada.

O Governo do Amapá já enviou para todos os municípios as doses destinadas aos idosos acima de 85 anos para atender 100% desta população.

 

LEIA MAIS: Com nova remessa de vacina, 100% dos idosos acima de 85 anos serão imunizados no Amapá

Cada prefeitura deve realizar a vacinação seguindo recomendação do Plano Estadual de Vacinação.

 

Em Santana a ação iniciou quarta-feira, 10, o município recebeu 1.420 doses de vacina.

LEIA MAIS:Com doses repassadas pelo Estado, Santana inicia vacinação em idosos a partir de 90 anos

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá