domingo, 13 de janeiro de 2019 - 17:36h
Escola Everaldo Vasconcelos passa por vistoria técnica de três órgãos
Unidade escolar foi vistoriada pela Secretaria de Educação, Defesa Civil e Seinf neste domingo, 13. Trabalho de inspeção vai continuar durante toda a semana.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Pedro Gomes/Seed
Técnicos foram avaliar a situação estrutural da unidade de ensino, cujo teto de um corredor desabou na noite do último sábado

Na manhã deste domingo, 13, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) estiveram na Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior, no bairro Paraíso, no município de Santana. Eles foram avaliar a situação estrutural da unidade de ensino, cujo teto de um corredor desabou na noite do último sábado e machucou sete estudantes.

Os estudantes foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Estadual de Santana. Após exames e avaliação médica, todos foram liberados e se recuperam em casa. Quanto à escola Everaldo Vasconcelos, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar, resolveu isolar toda a unidade escolar, por precaução, para analisar a estrutura de cada bloco da instituição.

“Desde ontem, estamos aqui prestando auxílio aos estudantes que foram machucados pelo desabamento. Hoje, viemos com a Defesa Civil e técnicos da Seed e da Seinf, para avaliar a infraestrutura da escola.  Nesta semana, faremos inspeções em todos os blocos. Enquanto isso, a escola está interditada para garantir a segurança de todos. Só será permitida a entrada de técnicos e engenheiros responsáveis pela inspeção”, comunicou o comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho.

Recuperação escolar

O calendário letivo da Escola Everaldo Vasconcelos estava programado para encerrar somente no dia 19 de janeiro. Agora, é o momento da recuperação escolar. Os estudantes que estão em recuperação farão este processo na Escola Estadual São Bento, também localizada no bairro Paraíso, em Santana. A nova data da recuperação escolar será definida pela equipe pedagógica da Seed e da Everaldo Vasconcelos.

Atendimento especial

O Centro de Valorização da Educação (Cveduc) está à disposição dos professores da escola santanense. Localizado na Avenida Cora de Carvalho, bairro Central, em Macapá, o Cveduc oferta atendimentos e serviços de apoio especializado em saúde física e mental. Já os estudantes serão atendidos pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Seed.

Cronograma de reforma

A Escola Everaldo Vasconcelos é uma das três do município de Santana, incluídas no cronograma de manutenção predial. As obras já estavam previstas para iniciar no dia 22 de janeiro, quando a unidade finaliza o ano letivo de 2018. Agora, os trabalhos serão antecipados. A Seed vai aguardar o laudo do CBM/AP para tomar as providências necessárias para as atividades no ano letivo de 2019.

Em 2013, a Escola Everaldo Vasconcelos foi contemplada com uma licitação para reforma do prédio, mas a empresa contratada desistiu da obra. O contrato foi judicializado e rescindido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) por abandono dos serviços.

“Vamos acompanhar, junto com os órgãos técnicos envolvidos, toda a revisão que vai ser feita na infraestrutura da escola. A partir dessa inspeção, verificaremos os laudos e, só a partir daí, tomaremos a decisão de como ocorrerá essa intervenção de infraestrutura, se será total ou parcial. Precisamos aguardar essas informações para fazermos um pronunciamento para a comunidade escolar”, informou a secretária de Apoio à Gestão da Seed, Keuli Baia.

Créditos:

Pedro Gomes/Seed