Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 12 de dezembro de 2018 - 15:30h
Hospital de Emergência abre nova sala de UTI e amplia número de leitos
Novo espaço possibilitou a ampliação de seis para dez leitos de terapia intensiva, permitindo que mais pacientes possam ser atendidos.
Por:
Foto: Elmano Pantoja
Equipamentos foram instalados ainda na terça-feira, o que permitiu que a nova UTI começasse a funcionar na manhã desta quarta, 12

Na tarde de terça-feira, 11, o Hospital de Emergência (HE) recebeu quatro camas elétricas, com monitores e demais equipamentos com suporte para o tratamento de pacientes no Setor de Terapia Intensiva. Os aparelhos foram colocados em uma sala que já havia recebido pintura e reparos na parte elétrica, para funcionar como uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dando suporte para a já existitente e ampliando a capacidade de leitos de seis para dez.

Os equipamentos foram instalados ainda no fim da tarde, possibilitando a ativação da nova UTI na manhã desta quarta-feira, 12. Os leitos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Fundo Nacional de Saúde, com recurso de programação da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Para o diretor do HE, Lucas Huan Duarte, a abertura de uma nova sala de UTI representa um ganho significativo na assistência de alta complexidade, uma vez que a há escassez de leitos para terapia intensiva em todo o país. “Ter uma estrutura nova como esta é muito difícil pelas dificuldades que o país enfrenta. Tanto que leitos de UTI são escassos no Sistema Único de Saúde, em todo o Brasil. Na Região Norte, este problema é ainda pior. Mas, com esforço, nós conseguimos”, ressaltou Duarte.

Ainda segundo o diretor, a soma de esforços resultou em grandes melhorias no hospital, a começar pela mudança administrativa que foi alocada na Agência Transfusional do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), dentro do prédio do HE. De acordo com o administrador do hospital, Marcelo Oliveira, um organograma foi montado para que toda a unidade passasse por reforma.

“Com a transferência do administrativo do hospital para o prédio da Agência Transfusional, nós conseguimos usar melhorar a disponibilidade do espaço físico, dando prioridade às necessidades dos pacientes. Com isso, conseguimos abrir duas novas enfermarias e ampliar a capacidade de internação do HE com 25 novos leitos e três novas salas de observação, amenizando, consideravelmente, a presença de paciente nos corredores”, explicou o administrador.

Marcelo destacou, ainda, que todas as enfermarias passarão por reformas com pintura e demais reparos necessários, de forma gradativa. “Aqui, na parte de baixo, praticamente todas as enfermarias já foram reformadas. Agora, vamos concentrar os trabalhos nas que ficam no segundo andar”, ressaltou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá