Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 12 de dezembro de 2019 - 12:39h
‘É melhor saber do que ignorar’, diz lojista sobre ação contra o HIV
Paulo da Paz participou da mobilização da campanha ‘Dezembro Vermelho’ que acontece nesta quinta-feira, 12, na Praça Veiga Cabral.
Por:
Foto: Nathanael Zahlouth/Ascom Sesa
Ação preventiva ofertou testes rápidos e emissão do cartão do SUS

O cuidado com a saúde atraiu a atenção do lojista Paulo da Paz, quando estava a caminho do trabalho. Ele participou da ação de prevenção contra o HIV/Aids, que aconteceu nesta quinta-feira, 12, na Praça Veiga Cabral, em Macapá.

“É legal promover algo tão importante assim, ainda mais com esse foco. A gente sabe que os índices de HIV no nosso estado não é bom e tem muita gente que tem medo de fazer os exames e prefere ignorar”, ressaltou.

O lojista contou que foi surpreendido com os atendimentos da ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A iniciativa faz parte da campanha “Dezembro Vermelho” – pela prevenção do HIV/Aids.

“Estava indo para o trabalho quando vi a ação. Parei para tomar algumas vacinas que estão oferecendo e tirar meu cartão do SUS que havia perdido”, disse Paulo da Paz.  

Durante a ação, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) ofertou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além das vacinas de tríplice viral, influenza, febre amarela e hepatite B.

Em parceria com o trabalho de saúde, o sistema Super Fácil emitiu Cartão do SUS.

De acordo com o gerente do núcleo de vigilância epidemiológica da SVS, Ivon Cardoso, a campanha busca promover a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o tratamento correto para uma vida saudável.

“A ideia é aproximar o público, especialmente os jovens, a ter um melhor entendimento sobre o assunto e mostrar que um diagnóstico positivo não significa o fim. A rede pública dispõe de toda uma estrutura para atender esse paciente”, explicou.

Ao todo, a ação contabilizou a aplicação de 350 vacinas, 200 testes rápidos e a emissão de 40 cartões do SUS.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá