terça, 12 de novembro de 2019 - 20:34h
GEA compra respiradores mecânicos para potencializar atendimentos nas UTIs
Com os novos investimentos, será possível melhorar a disponibilidade de mais leitos de UTI nos hospitais amapaenses.
Por: .Colaboradores: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues/Sesa
Aparelhos vão, inicialmente, para hospitais da capital e do município de Santana

Os hospitais de alta complexidade do Amapá serão equipados, a partir desta quarta-feira, 13, com 45 novos ventiladores mecânicos, que vão potencializar o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os aparelhos são fruto de um investimento de R$ 2.227.500,00 milhões, e serão distribuídos, inicialmente, para unidades da capital e do município de Santana.

Com os novos investimentos, será possível melhorar a disponibilidade de mais leitos de UTI e movimentar ainda mais o maior centro cirúrgico do estado, no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), que terá uma retaguarda de leitos, principalmente, para procedimentos neurológicos e de oncologia, que demandam uma reabilitação mais intensiva.

Os ventiladores mecânicos estão entre os equipamentos mais utilizados em pacientes que se encontram em estágio crítico em UTIs, com incapacidade de ventilação e oxigenação do próprio organismo. Além disso, os aparelhos vão garantir mais segurança para a equipe que presta assistência ao paciente grave.

Em setembro, a rede estadual de saúde foi contemplada com 70 novos monitores multiparâmetros e 40 desfibriladores cardíacos, que também serão disponibilizados para renovação dos leitos de UTIs. Os equipamentos foram doados sem custo para o Estado pelo Ministério da Saúde (MS), através do programa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Descentralização

A adesão dos equipamentos vai permitir que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faça a implantação de salas vermelhas e semi-intensivas nos hospitais estaduais do município de Laranjal do Jari e Oiapoque. Esse reforço na estrutura de ambas as unidades, faz com que os hospitais se consolidem como referências regionais para pacientes graves, desafogando as UTIs do Hospital de Emergência e Hcal.