terça, 12 de novembro de 2019 - 21:02h
Caminhão da Educação entrega 69 mobiliários para escola em Porto Grande
Instituição tornou-se, este ano, a primeira Escola do Novo Saber (tempo integral) do interior do Amapá.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias
Escola ganhou 16 mesas, 24 cadeiras giratórias, 14 armários e 15 cadeiras longarinas

O Caminhão da Educação entregou, nesta terça-feira, 12, mobiliários e equipamentos para a Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, localizada no município de Porto Grande, distante 102 quilômetros de Macapá. A unidade ganhou 16 mesas, 24 cadeiras giratórias, 14 armários e 15 cadeiras longarinas.

Os materiais foram adquiridos com recursos do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Governo Federal. Este ano, a Elias Trajano tornou-se a primeira Escola do Novo Saber (tempo integral) do interior do Amapá. Estudantes, professores e direção escolar receberam com entusiasmo os novos mobiliários.

Marta Lacerda é professora de língua inglesa e de estudos orientados. Ela diz que todos estavam ansiosos pelo materiais, principalmente, pelas cadeiras longarinas (de três lugares), que vão equipar a TV Escola. “Vai otimizar nosso trabalho. Que possamos receber mais equipamentos e, também, preservar esse patrimônio público”.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, esteve na entrega de materiais e anunciou que em breve acontecerá uma grande revitalização na escola, que contemplará cozinha, vestiários, banheiros, entre outros espaços. A vigilância monitorada também já está funcionando na unidade.

“Aqui é um lugar acolhedor, bem cuidado. Além disso, temos muito orgulho de ter nessa escola professores engajados e alunos se destacando em premiações. Não precisam ir a Macapá, pois, aqui, vocês têm uma escola de qualidade”, elogiou a gestora.

Premiações

A escola Elias Trajano desenvolve diversos projetos e já recebeu premiações em feiras de ciências e engenharia do Amapá (Feceap) e do Brasil (Febrace). Ano passado, os estudantes Lucas Feitosa e Caio Feitosa conseguiram, na Febrace, o prêmio Projeto Destaque da Unidade Federativa, com o trabalho “Compósito fabricado com resíduo de papel como aplicação em design de produtos”. Eles também foram premiados em outras duas feiras de ciências.

Este ano, o projeto Eterligados - desenvolvido pelos alunos Deniza Calvante, Enzo Uchôa e Eliene Menezes, do ensino em tempo integral -, ganhou o 1º lugar na Feceap, na área de ciências humanas, e credencial para a Febrace 2020. O projeto utiliza ciência, arte e redes sociais como ferramenta de aprendizagem na escola.

Elias Trajano

A escola Elias Trajano tem 428 alunos matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio, e oferta ensino parcial, integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destes, 92 estudantes matriculados no 1º ano são estudantes de tempo integral, que aumentarão gradativamente a cada ano. Em 2021, a Escola do Novo Saber Elias Trajano será totalmente integrada ao novo modelo, contemplando todos os anos do ensino médio.