Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 13 de novembro de 2019 - 11:05h
“O importante é sempre a prevenção”, diz atleta sobre a saúde do homem
Campanha “Novembro Azul” alerta sobre importância do cuidado e prevenção na saúde do homem.
Por:
Foto: André Rodrigues
Atleta Bruno Igreja: cuidado com a saúde deve ser rotina

O cuidado com a saúde do homem é o foco da campanha “Novembro Azul”, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem principalmente a população masculina.

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mostram que entre 2013 e 2018 doenças do aparelho circulatório, infartos e derrames estavam entre as principais causas de morte de homens acima de 60 anos. Entre os tipos de câncer que se destacam são os de estômago e próstata. Os principais fatores para o surgimento dessas doenças são o consumo excessivo de alimentos embutidos, álcool, tabagismo e sedentarismo.

Para o campeão amapaense e medalhista mundial de Taekwondo, Bruno Igreja, de 29 anos, o cuidado com a saúde faz parte da sua rotina, desde os 8 anos, quando começou a praticar a modalidade esportiva por curiosidade.

Após muitas conquistas como atleta e treinador, em 2011 Bruno iniciou um projeto social que oferece aulas gratuitas de Taekwondo para 160 crianças, jovens e adultos a partir dos 6 anos. Para ele foi a forma de retribuir a toda a ajuda que recebeu na carreira de atleta.

Através do esporte ele ensina para seus alunos a importância do cuidado com a saúde e alimentação além de valores como disciplina, respeito e amor ao próximo. Outros benefícios são o aumento da aptidão física, do desenvolvimento humano e das habilidades motoras.

“Não é só você praticar um esporte, tem que fazer atividade física aliada a uma dieta balanceada. Um atleta segue uma dieta balanceada, não come frituras, não toma refrigerante, evita açúcar, come no horário, tem um descanso adequado, porque o instrumento de trabalho dele é o corpo”, explica Bruno.

Para ele, além do esporte, esses alunos se tornam multiplicadores de hábitos saudáveis além de aprender sobre os limites do próprio corpo e da importância do autocuidado.

“Entre os homens ainda existe o preconceito de buscar ajuda, mas é importante mesmo que não esteja sentindo nada procurar manter os exames em dia, fazer um check-up anual, ver se tem algum problema desde o início e buscar tratamento. O importante é buscar sempre a prevenção”, alertou o atleta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá