Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 06 de junho de 2017 - 17:34h
Criança nasce em aeronave do GTA durante salvamento
Cerca de 80% das ações do GTA são de busca e salvamento. Em média, uma vida é salva por dia.
Por:
Foto: GTA
Em pleno voo, do Bailique para Macapá, criança nasce e passa bem

Um bebê nasceu em pleno voo do Grupamento Tático Aéreo (GTA) entre o Distrito do Bailique e Macapá na tarde desta terça-feira, 6. A aeronave foi deslocada para o distrito com o objetivo de transferir para a capital uma mulher em trabalho de parto complicado. Shirlana Amanajás, 19 anos, estava como 39 semanas de gestação quando começou a sentir as dores do parto. A pressão arterial dela estava alta e o bebê já entrava em sofrimento devido ao estado de saúde da mãe.

Durante a viagem, 15 minutos antes de chegar em Macapá, o bebê, uma menina, não esperou e resolveu nescer em pleno voo. A equipe GTA e a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Léia Araújo, foram responsáveis pelo parto improvisado. Os profissionais agiram rápido para realizar o parto em um espaço mínimo.

“Em 12 anos de atividade aérea, este é o primeiro parto que participo. É um sentimento único ver uma criança nascer em seus braços”, disse emocionado o sub-tenente Waldecy Teles, da equipe do GTA.

Após o pouso, mãe e filha foram levadas para a Maternidade Mãe Luzia e passam bem. A aeronave era comandada pelo agente de polícia Frank Pinon Mareco e pelo capitão BM Alisson Vanzeller.

O GTA realiza diversas ações, mas busca e salvamento representam 80% dessas ações. Em um ano e cinco meses, o GTA tem salvado, em média, uma vida por dia.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá