Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 12 de maio de 2021 - 11:57h
Anvisa e PNI alteram orientação sobre vacinação em grávidas e puérperas
Além da recomendação da Anvisa em suspender o uso de Astrazeneca para mulheres grávidas e puérperas, o PNI suspendeu qualquer vacina para pessoas desse público que não tenham comorbidades.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Arquivo Secom
Vacinas Astrazeneca estão suspensas para grávidas e puérperas.

Nesta terça-feira, 11, o Programa Nacional de Imunização (PNI) emitiu informativo para suspender a vacinação das mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades, com todas as vacinas, e somente mulheres grávidas com comorbidades poderão tomar os imunizantes, excetuando-se a vacina Astrazeneca.

Anteriormente, os municípios estavam orientados pelo Ministério da Saúde (MS) a aplicarem doses da vacina Astrazeneca em grávidas e puérperas, orientação que mudou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou, na noite de segunda-feira, 10, a alteração do Plano Nacional de Imunização (PNI) com a retirada da vacinação de grávidas e puérperas do calendário de vacinação do imunizante Astrazeneca.

O PNI acatou a orientação e também acrescentou que as mulheres grávidas sem comorbidades não devem ser vacinadas. Foi levado em consideração que mulheres grávidas com comorbidades têm maior possibilidade de agravo para a doença.

A vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, tem em sua bula a orientação de que grávidas podem tomar o imunizante apenas com a orientação médica, com a avaliação da relação entre riscos e benefícios e foi por este motivo que Anvisa realizou a nova orientação diferente do que vinha sendo adotado.

No Amapá, os responsáveis pela imunização alinharam a alteração com os municípios.

“Já orientamos os coordenadores municipais para suspenderem o uso da Astrazeneca nas grávidas e também passamos a decisão do PNI em vacinar somentes mulheres grávidas com comorbidades”, declarou Andrea Marvão, chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS.

A Anvisa também esclareceu que foi recebido um caso suspeito de trombose com plaquetopenia em uma gestante após a utilização da vacina Astrazeneca. Este caso está sob investigação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá