Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 12 de março de 2019 - 11:08h
Segunda etapa da coleta de dados do Censo Escolar encerra em 20 de março
Diretores e responsáveis deverão repassar informações sobre aprovação, reprovação e abandono escolar pelo sistema on-line Educacenso.
Por:
Foto: Erich Macias/Seed
Segunda etapa do Censo Escolar 2018 corresponde à coleta de informações de rendimento, como aprovação, reprovação e abandono escolar

A segunda etapa do Censo Escolar 2018 encerra no dia 20 de março. Diretores e responsáveis pelas escolas ou pelo sistema on-line Educacenso deverão reunir todas as informações de rendimento, como aprovação, reprovação e abandono escolar e, cadastrá-las no site http://educacenso.inep.gov.br/.

Os dados declarados neste módulo são referentes ao final do ano letivo de 2018 e devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola: ficha de matrícula; diário de classe; livro de frequência; sistemas eletrônicos de acompanhamento; entre outros. O Módulo reúne informações sobre movimento e rendimento dos alunos, utilizados para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

A coleta de dados do Censo Escolar é realizada exclusivamente pelo Sistema Educacenso. Após o fim do prazo de coleta é aberto o período para conferência e correção dos dados informados, que vai de 1º a 15 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados finais dessa etapa em 10 de maio.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos da educação básica, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Por meio dele, é possível fazer o levantamento sobre a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.

Os dados coletados são utilizados como base para planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O sistema é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com informações do Inep

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá