Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 12 de março de 2018 - 19:00h
Governo divulga formas de combate e tratamento da hanseníase
A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação para toda esta semana com diversas atividades, em Macapá.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Início da programação foi na Praça Veiga Cabral, com orientações e distribuição de informativos, nesta segunda-feira, 12

Para estimular a procura pelo diagnóstico precoce da hanseníase, o Cento de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), deu início a uma vasta programação com orientações e distribuição de material informativo. Ação ocorreu nesta segunda-feira, 12, na Praça Veiga Cabral, em Macapá, como uma das estratégias de enfrentamento à doença.

A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, que se desenvolve lentamente. A maior preocupação, segundo a diretora do CRDT, Inês Martins, é para que pacientes se atentem aos sintomas a fim de que identifiquem a doença o quando antes a fim de que o tratamento oferecido, gratuitamente, diminua as chances de sequelas.

"A doença identificada tardiamente, pode desencadear uma série de complicações, como incapacidades e deformidades. Então, é importante ficar atento, caso surjam manchas na pele e áreas sem sensibilidade no corpo, que são as formas mais comuns de identificar a hanseníase", ressaltou a diretora do CRDT.

Em 2017, segundo dados do Cento de Referência em Doenças Tropicais, foram registrados 105 casos da doença, 12 a mais do que no ano anterior. De janeiro até os primeiros dias de março deste ano, os registros já somam 22 casos diagnosticados no Amapá, o que chama a atenção dos técnicos para que intensifiquem as formas de combate e conscientização da hanseníase.

Uma das pessoas que recebeu orientações sobre a doença foi a corretora Edwirges Gemaque. Para ela, a divulgação é importante e chama a atenção para que os sintomas não passem despercebidos. "Vou ficar mais atenta e, com certeza, transmitirei essas orientações. Por serem sintomas simples, muita gente pode não estar dando a devida importância e serem portadores da doença", comentou.

Programação

13/03 -  Caminhada em via pública, com concentração a partir das 15h, no CRDT, na Rua Prof. Tostes, 427, Jesus de Nazaré, terminando na Feira do Produtor, no bairro Buritizal;

14/03 - Divulgação do mutirão dermatológico;

15/03 - Mutirão dermatológico no CRDT pela manhã, para a detecção precoce da hanseníase;

16/03 - Início do tratamento dos casos novos;

07/04 - I Corrida Estadual de Saúde, de combate à hanseníase e tuberculose.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá