Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 12 de janeiro de 2017 - 15:30h
Diagro ultrapassa a meta de cobertura vacinal de bovídeos
Amapá atingiu, no ano passado, 95,6% da cobertura vacinal do rebanho bovino
Por:
Foto: Secom Arquivo
Uma das preocupações da nova gestão é eliminar e controlar as pragas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) ultrapassou, em 2016, a meta preconizada pelo Ministério da Agricultura de 90% de cobertura vacinal de bovídeos. Atualmente, o Amapá atingiu 95,6%, dados considerados altamente positivos, resultado da campanha de vacinação que teve início em setembro e se estendeu até novembro do mesmo ano.

A última melhor marca que o Amapá obteve foi no ano de 2010 quando foi realizado um trabalho em parceria com o governo federal que ultrapassou a marca de 90%, em outros anos a meta variou nos percentuais de 80%.

O avanço se deu, também, com execução do convênio que está em andamento com o Ministério da Agricultura, orçado no valor de R$ 2.038.047 milhões com o término da vigência para o dia 16 de fevereiro e contrapartida do Governo do Amapá de R$ 182.581 mil. A direção do órgão solicitou a prorrogação do prazo que está em análise.

Com o convênio foi possível reforçar a parte estrutural dos escritórios de apoio que funcionam em todos os municípios, com exceção de Pracuuba e Vitória do Jari que estão em fase de reimplantação. Outro ganho veio com a intensificação de treinamentos que passam pela supervisão interna e a fiscalização de trânsito de animais, entre outros.

Estão em curso, também, as supervisões que devem ser retomadas neste mês com o cumprimento de um cronograma de visitas aos municípios que são analises e orientações das competências da Diagro. Após as capacitações foi possível conhecer melhor a produção e aprimorar o trabalho, por exemplo, dimensionar que 67,81% das emissões das Guias de Trânsito Animal (GTA) são para abate e 24% para engorda, 4,5% para reprodução.

 

Controle de pragas
Segundo o diretor-presidente da Diagro e médico veterinário, José Renato Ribeiro, uma das preocupações da nova gestão é eliminar e controlar as pragas como a mosca da carambola e a febre aftosa. Para ele, a ação é de extrema necessidade e por isso é preciso o controle para não causar danos no pa da ís. Outra meta apontada por ele e avançar nas certificações para que o Amapá também atenda os critérios de exportação de carnes.

“Estamos avançando no setor porque entendemos que a pauta é assumida pelo Estado de forma técnica. A intenção é continuar com o trabalho e identificar os pontos de crise, afim de resolvê-los” pontuou José Renato Ribeiro.

As novidades para 2017 que já está em fase de implantação é um novo sistema de informação. O programa que está na responsabilidade do Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap) visa gerenciar todo sistema de defesa agropecuário, vegetal e animal do Amapá.

Outra inovação será um convênio que deverá ser firmado nos próximos meses com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná com foco na produção de grãos em parceria com a Associação de produtores de soja e milho do Amapá. Além disso, já está em andamento o planejamento da campanha para este ano de vacinação de bovídeos. A meta agora é superar 95,6%.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá