Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 14 de janeiro de 2019 - 08:22h
Campanha ‘Hemoap não tira férias’ sorteia cortesia de cinema para atrair doadores
Também haverá sorteio de brindes e de cortesias para clubes; campanha ocorrerá de 15 a 31 de janeiro para aumentar estoque dos tipos O-, B- e A-.
Por:
Foto: Karol Levy/Sesa

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) irá lançar nesta terça-feira, 15, a campanha 'Hemoap não tira férias' para atrair doadores e aumentar o estoque da unidade, que no momento está crítico. A campanha acontecerá até o dia 31 de janeiro.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, explicou que essa é uma campanha recorrente feita pelo Instituto nos meses de janeiro e julho, período em que acontecem as férias escolares e caem as doações.

"Temos que alertar a população de que, apesar de janeiro ser um mês em que as pessoas costumam viajar, o Hemoap funciona normalmente e a solidariedade não pode tirar férias", disse Marcela Vales.

O estoque está crítico principalmente dos tipos sanguíneos O-, B- e A-. Paralelo a campanha, o Hemoap aciona os doadores que tem esse tipo sanguíneo.

No dia do lançamento da campanha, serão sorteadas 10 cortesias de cinema com direito a acompanhante para o Cine Imperator para quem fizer doação neste dia.

Em 24 de janeiro a programação contará com o sorteio de brindes especialmente para as mulheres, através do 'Doa Mulher', campanha que buscar incentivar a adesão de mulheres na doação de sangue. E no dia 25 serão sorteadas 20 cortesias para a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 anos, se já forem doadores assíduos.

O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que a deixa inapta, temporariamente.

Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada, passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações no Hemoap é de 7h30 às 12h. O instituto fica localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central, em Macapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá