Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 11 de dezembro de 2018 - 17:23h
UPA Zona Norte inaugura sala de vacina de urgência e emergência
Ambiente descentralizará vacinas e soros que eram ofertadas somente no Hospital de Emergência; com o espaço, UPA terá sistema próprio de notificação de casos.
Por:
Foto: Júlio Miragaia/SVS
População da zona norte de Macapá agora já conta com atendimento especializado

O Governo do Amapá inaugurou nesta terça-feira, 11, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte de Macapá, uma sala de vacina especializada para demandas de urgência e emergência.

No ambiente, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fornecerá quatro tipos de vacinas: contra raiva humana, hepatite B, difteria e tétano. Além desse tipo de imunização, serão disponibilizados soros antivenenos contra picada de serpente, aranha e escorpião.

A sala está abastecida com 10 ampolas de soro antirrábico; 30 frascos de soro antiofídico; 8 frascos de soro antiescorpiônico; 100 doses de vacina contra hepatite B; 100 doses de vacina contra difteria e tétano; 100 doses de vacina contra influenza e 15 doses de vacina contra raiva humana.

De acordo com o diretor da UPA, o enfermeiro Rafael Dantas, a instalação do espaço ajuda a desafogar uma demanda, até então, administrada somente pelo Hospital de Emergência (HE) da capital.

“Os moradores da zona norte que forem mordidos por cães e gatos ou picados por animais peçonhentos, não precisarão se deslocar até o Hospital de Emergência, porque esse atendimento já é oferecido na UPA”, reafirmou Dantas.

Com a instalação do espaço, a UPA Zona Norte passará também a ter o próprio sistema de notificação de casos de emergência relacionados com picadas de animais. “Casos muito comuns são mordidas de cachorro. Em outubro, duas pessoas foram mordidas por escorpião. Esses casos eram todos encaminhados ao HE”, complementou.

A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, ressaltou também que serão disponibilizados mensalmente os imunobiológicos para o atendimento dos pacientes que procuram a UPA. "A descentralização dos soros e vacinas é uma meta que foi estabelecida para o ano de 2018 e foi alcançada com a implantação da sala de vacinas”, pontuou Marvão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá