Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 11 de dezembro de 2019 - 11:25h
Operação Gota chega a Oiapoque e meta é imunizar 1,2 mil pessoas
Vila Velha do Cassipore e Vila Brasil são as primeiras localidades a receber a 26ª edição do trabalho preventivo.
Por:
Foto: Alessandro Veloso
Ação busca atender populações ribeirinhas, indígenas e rurais

O Governo do Amapá e o Ministério da Saúde iniciam nesta quarta-feira, 11, a 26ª edição da “Operação Gota” em Oiapoque, no Norte do estado. A força-tarefa de vacinação tem o objetivo de imunizar 1,2 mil pessoas no interior.

Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), as vacinas foram levadas de helicóptero para o município. As comunidades de Vila Velha do Cassipore e Vila Brasil são as primeiras a receber o trabalho.

Além de Oiapoque, a operação seguirá, nos próximos dias, no município de Amapá. A ação busca atender populações ribeirinhas, indígenas e rurais, que ficam em comunidades de difícil acesso.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) forneceu as doses necessárias e reforça as equipes de saúde locais, que também levarão atendimentos, como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e exame preventivo de câncer do colo do útero.

Histórico

A Operação Gota é parte do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e teve início em 1993, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas.

Desde então, a ação consolidou-se no país como imprescindível para a realização de multivacinação em áreas de difícil acesso.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá