Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 11 de dezembro de 2019 - 19:53h
Operação chega a comunidades de Oiapoque para atualização vacinal
Vila Brasil e Vila Velha do Cassiporé foram as primeiras a receber o reforço na imunização de todo o calendário vacinal, na 26ª edição da “Operação Gota”.
Por:
Foto: Alessandro Veloso
Ação imuniza moradores de comunidades distantes

Na tarde desta quarta-feira, 11, as comunidades de Vila Brasil e Vila Velha do Cassiporé, no município de Oiapoque, norte do Amapá, começaram a receber a força-tarefa formada pelo Governo do Estado, Força Aérea Brasileira (FAB) e prefeitura de Oiapoque.

As localidades foram as primeiras a receber o reforço na imunização de todo o calendário vacinal, na 26ª edição da “Operação Gota”.

A expectativa é de que cerca de 1,2 mil pessoas sejam vacinadas nos próximos dias, nas regiões de difícil acesso dos municípios de Oiapoque, Amapá e área indígena de Pedra Branca do Amapari.

De acordo com o enfermeiro Waldir Pires Bitencourt, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que participa da ação, a logística exigida para a atividade leva prevenção de saúde a um público considerado vulnerável, como ribeirinhos, indígenas e garimpeiros.

"Somamos forças com a Força Aérea e o Município para prevenir doenças, e, assim, salva vidas e assegurar direitos", reforçou Bittencourt.

Para a doméstica e dona de casa Marcione Gonçalves Costa, 33 anos, a ação chegou em boa hora. Casada e mãe de duas crianças, ela conta que já passou por complicações com os filhos pequenos.

"Meu filho já teve diarreia e febre e não sabíamos o que era. Então, para não sermos surpreendidos com doenças que podem ser evitadas, a chegada das vacinas é sempre bem-vinda", disse, sorridente, a mãe, que também se vacinou contra a influenza.

O jovem Gabriel Botelho da Silva, 12 anos, atualizou três doses de vacinas. Ele diz que sempre que acontecem as ações de saúde, faz questão de participar.

"A vacinação deixa a pessoa segura contra doenças", lembrou o menino.

A Operação Gota seguirá até o dia 21 de dezembro. As próximas comunidades que serão visitadas são as do município do Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

SVS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá