quarta, 11 de agosto de 2021 - 13:53h
'Vai desafogar o trânsito e melhorar nossa vida', comemora motorista sobre pavimentação na ponte da Lagoa dos Índios
Com as quatro pistas, haverá maior fluidez no trânsito local, evitando também engarrafamentos nos horário de pico.
Foto: Erich Macias/Secom
Felipe de Castro, 36 anos, é motorista de aplicativo e utiliza a Duca Serra diariamente

O motorista de aplicativo Felipe de Castro, 36 anos, acompanha satisfeito a evolução dos serviços de mobilidade urbana na Rodovia Duca Serra (AP-020), no trecho da Lagoa dos Índios, onde acontece pavimentação da segunda etapa da ponte. O local está sendo pavimentado desde a última segunda-feira, 9, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap).

“Vai melhorar bastante para o motorista na questão do tempo porque vai desafogar o trânsito. O carro também agradece, quanto menos buraco melhor”, comentou.

Após o serviço de asfaltamento o trecho deve ser liberado para o trânsito de veículos ainda este mês. Com as quatro pistas, haverá maior fluidez no local, evitando também engarrafamentos nos horário de pico. Também serão realizados serviços de sinalização e inserção de barreiras de segurança (New Jersey).

Maick Oliveira, 30 anos, também trabalha se deslocando entre os bairros da capital fazendo suas vendas de pescado à domicílio. Segundo ele, uma via com boa infraestrutura é essencial para o funcionamento do fluxo de veículos, além de trazer economia de tempo e dinheiro para os seus usuários.

“Eu passo aqui todo dia a trabalho e digo que essa obra é indispensável para a sociedade. Nessa parte o trânsito era horrível, a gente passava até 40 minutos para atravessar a ponte e hoje ainda não está 100%, mas já adiantou muito. Eu creio que quando finalizar essa obra, vai chegar à perfeição”, acredita Maick.

Além de beneficiar quem utiliza carro e moto, a obra também dará mais segurança aos pedestres e ciclistas, com a demarcação de acostamento, passeio público, ciclovia e construção de passarelas.

O auxiliar de serviços gerais Nelson Magalhães Salazar, 56 anos, faz o trajeto de casa para o trabalho quase diariamente em sua bicicleta, do bairro Marabaixo até o Santa Rita. Para ele, o maior desafio é o desrespeito aos ciclistas por parte dos motoristas de carro de passeio e veículos pesados.

“Eles não deixam passagem nas laterais e a gente tem que andar junto com os carros. Com esse alargamento da rodovia e um espaço para quem anda de bicicleta vai melhorar muito e evitar os acidentes”, explicou.

Obra

A ponte sobre a Lagoa dos Índios faz parte da duplicação da Rodovia Duca Serra. A nova construção terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento, totalizando o investimento de R$ 8 milhões. O projeto também prevê que todo o entorno da estrutura seja revitalizado, com a construção de ciclovia e acostamento, além dos serviços de sinalização e iluminação.