segunda, 11 de junho de 2018 - 15:02h
Governo do Estado inicia manutenção e conservação de ramais no Oiapoque
Recuperação de ramais é para melhorar a mobilidade de agricultores que precisam escoar sua produção para outras regiões do Estado.

O Governo do Amapá iniciou os serviços de manutenção e conservação dos ramais de acesso a diversas comunidades do município de Oiapoque, na região norte do Estado, com a finalidade de melhorar o acesso pelos ramais para os agricultores que necessitam das vias para fazer o escoamento da produção agrícola.

Os trabalhos realizados via administração direta da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) incluem aterro (tapa-buracos), reconformação, serviço para prevenir erosões e desmoronamento de terra ou pedras soltas sobre a pista, valetamentos (valas nas laterais da pista para o escoamento de águas pluviais) e correção de drenagem.

Para executar os serviços, a Setrap levou para o município uma patrulha mecanizada com equipamentos como escavadeira hidráulica, um trator de esteira, duas caçambas basculantes, combustível, além de operadores necessários para executar os serviços.

A recuperação dos ramais ficou definida após a reunião realizada no dia 23 de maio, entre o governador Waldez Góes e representantes do “Movimento Povo que Luta” – uma organização da sociedade civil de Oiapoque. Durante o encontro, ficou decidido que, no setor de transporte, o Governo do Amapá faria um trabalho de recuperação de ramais que dão acesso a comunidades rurais da cidade.

A ação deverá incluir, ainda, a pavimentação das vias do entorno da praça de Oiapoque que está em obras com previsão de entrega para o fim do primeiro semestre de 2018. Outra medida será a formalização do termo de cessão provisória da usina de asfalto à Prefeitura de Oiapoque. O processo de doação definitiva da estrutura já está em tramitação.