Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de abril de 2016 - 16:40h
Parceria traz eventos históricos de rugby ao Amapá
No dia 18 de junho, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV enfrentará o Quênia, no Estádio Olímpico Zerão.
Por:
Grandes estádios, crescimento acentuado e presença nos Jogos Olímpicos. O rugby brasileiro segue em ascensão e, em junho, fará uma série de eventos históricos. De maneira inédita, o Amapá receberá diversas atividades do esporte e será palco da “Taça dos Hemisférios”. A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV enfrentará o Quênia, no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, no dia 18.

As ações acontecerão em parceria firmada entre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o Governo do Estado do Amapá, com apoio da empresa Total. O acordo foi assinado na última quarta-feira, 27.

O torneio terá os países unidos pela Linha do Equador e acontecerá no tradicional e folclórico estádio em que o campo é dividido entre os Hemisférios Sul e Norte. O Amapá é, ainda, um dos estados com maior presença de povos indígenas no Brasil, e o apelido da Seleção Brasileira é uma homenagem a essa população: Tupis.

“Nossa raiz indígena, nosso estádio Zerão, que está na única capital do país cortada pela linha imaginaria do Equador e receber a Seleção Brasileira, com a do Quênia, certamente, mostra que o Governo do Estado, está empenhado em desenvolver todas as modalidades esportivas, sem distinção. Sabemos da nossa responsabilidade e acredito que vamos contribuir com o desenvolvimento do rugby no Brasil e especialmente no Amapá. Em breve, quem sabe, vamos ter o primeiro time amapaense de rugby”, disse Edinoelson Trindade, secretário de Estado, do Desporto e Lazer.

No dia 17 de junho, haverá um Festival de Rugby para crianças visando à disseminação do esporte na região. Às margens do Rio Amazonas, a CBRu planeja uma partida de rugby na lama, local em que o futelama é bastante tradicional.

No dia 18, o público poderá acompanhar apresentação da modalidade de Sevens, que retorna aos Jogos Olímpicos Rio-2016 após 92 anos. Guiana e Guanabara farão amistosos diante da Seleção Brasileira. Em seguida, os torcedores podem incentivar e acompanhar o melhor do rugby XV brasileiro em ação.

Em 2011, Brasil e Quênia já se enfrentaram, em Dubai. No confronto bastante apertado, a nação africana faturou a vitória por 27 a 25. As duas equipes figuram entre as 40 melhores do mundo na modalidade.

Com o planejamento a longo prazo, o Brasil já acumula bons resultados dentro e fora de campo, como a vitória histórica diante dos Estados Unidos, pelo Americas Rugby Championship, e o público nos estádios cresce a cada partida.

Sobre a Total

A Total é uma das maiores empresas globais de energia. É a quarta maior empresa privada de óleo e gás do mundo e a segunda maior operadora em energia solar. Presente em mais de 130 países, a Total possui 100 mil colaboradores e atua de forma integrada desde a descoberta de novos recursos até a comercialização de produtos e serviços para os consumidores.

No Brasil, a Total possui um portfólio robusto e diversificado no setor de óleo e gás, composto por 17 blocos marítimos, com foco em águas profundas. A empresa é operadora de cinco blocos localizados na Bacia de Foz do Amazonas, na costa do Amapá.

Tradicional patrocinadora do rugby em grandes países, a Total vem trabalhando em parceria com a CBRu no apoio a iniciativas que ajudam a impulsionar o crescimento do esporte entre os brasileiros. A Total patrocinou o torneio nacional Super Sevens de rugby masculino neste ano, e apoia desde 2015 o projeto “Somos Melhores Juntos”, em parceria com o clube Guanabara Rugby, campeão estadual da modalidade no Rio de Janeiro.

“Temos orgulho de apoiar essa nova iniciativa que vai ajudar a disseminar no Amapá a cultura desse esporte que prega o respeito, a disciplina e a solidariedade, valores que praticamos na Total”, afirma Maxime Rabilloud, diretor-geral da Total E&P do Brasil – subsidiária da Total que atua no setor de óleo e gás nacional e está iniciando atividades na região Norte do país.

Sobre o Rugby

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões de fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá