sexta, 11 de maio de 2018 - 17:27h
Batalhão Ambiental homenageia pessoas que contribuíram em seus 21 anos de existência
Militares e civis receberam homenagem por serviços prestados na conservação e preservação do meio ambiente. Evento ocorreu no auditório do Ifap, em Santana.
Os convidados receberam o certificado Amigos do Batalhão Ambiental e medalha do Mérito Ambiental Beija-flor Brilho de Fogo

Esta semana foi dedicada à comemoração dos 21 anos de criação do Batalhão Ambiental (BA) da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), completados no último dia 9. E, para celebrar a data, o batalhão realizou uma cerimônia para homenagear pessoas que contribuíram para as ações desenvolvidas pela instituição, neste período.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), campus do município de Santana, onde militares e civis receberam a medalha do Mérito Ambiental Beija-flor Brilho de Fogo, honraria criada pelo Governo do Estado para homenagear pessoas por serviços prestados na conservação e preservação do meio ambiente.

Uma das que receberam a medalha foi a gerente do Núcleo de Administração Patrimonial do Governo do Estado, Carmem de Araújo. Ela foi homenageada por atuar na manutenção do prédio onde está instalado o batalhão em Santana, pertencente a uma instituição privada.

“O Estado e a instituição proprietária do espaço chegaram a um acordo para a permanência do batalhão no local. Os benefícios que a área oferece para as atividades desenvolvidas pelo batalhão, foram fundamentais para que isso acontecesse”, anunciou Carmem de Araújo, que intermediou o acordo junto com outros gestores.

Outras personalidades também foram homenageadas com o certificado Amigos do Batalhão Ambiental.

Agradecimentos

O primeiro comandante do BA, coronel da reserva Sérgio Leitão, participou da cerimônia e lembrou-se dos desafios e das dificuldades que a equipe enfrentou no início. Ele destacou que, o fardamento rural utilizado pelos militares serviu de modelo para outras corporações do país. “É motivo de orgulho ter feito parte desta equipe e ter contribuído para meu estado”, relatou.

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Rômulo Pacheco, anunciou os investimentos do governo para reforçar a corporação no combate à criminalidade. “Tivemos esta semana, a entrega de novas viaturas que já estão nas ruas e, mês que vem, começa o Curso de Formação para os novos soldados que irão reforçar nossos batalhões”, frisou.

O Batalhão Ambiental ganhou esta semana, uma voadeira completa que vai ser utilizada para ações no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. Nesta região, o Estado vai reformar a sede do destacamento que fica na Vila Progresso

O comandante do Batalhão Ambiental, coronel Protássio Caldas, informou que o BA atua no combate à poluição sonora e outros crimes ambientais. “É um trabalho árduo. O mais importante disso é ter o reconhecimento da sociedade por esses serviços prestados à população amapaense”, destacou.

O Batalhão Ambiental tem sede no município de Santana e atualmente conta com um efetivo de aproximadamente 120 militares.

Projetos sociais

O órgão não atua somente na prevenção e repressão de crimes ambientais. No lado social, o batalhão desenvolve três projetos (natação, judô e futebol de salão) que atende 350 crianças de bairros próximos. “As parcerias com instituições privadas têm sido fundamentais para garantir que estas crianças continuem frequentando as atividades”, enalteceu o comandante.

Competição

Para comemorar os 21 anos do Batalhão Ambiental, foi realizada uma competição com quatro equipes internas que disputaram nas modalidades: futebol de salão, natação e tiro esportivo.