Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 11 de abril de 2019 - 11:01h
Escola de Saúde Pública do Amapá é referência em ensino técnico na Região Norte
Esse reconhecimento vem para impulsionar o trabalho em educação permanente, que acaba refletindo na qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade.
Por:
Foto: Arquivo ESP
Enfermeira Karina Castelo Branco em palestra de abertura da Escola de Saúde Pública

O Amapá será o representante da Região Norte nas discussões que visam elaborar uma nova formação de saúde pública através da Rede de Escolas Técnicas de Saúde Pública (RET-SUS), entidade ligada ao Ministério da Saúde, que tem como objetivo atender às demandas locais de formação, prioritariamente dos trabalhadores de nível médio que já atuam nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Escola de Saúde Pública do Amapá está em funcionamento desde 2017 e já é uma referência na Região Norte em termos de organização e funcionamento. Esse fato foi preponderante para a escolha de um técnico do Estado para representar a região na RET-SUS.

A escolha do Amapá aconteceu em uma conferência da RET-SUS, em Brasília, que deu início às discussões sobre a nova formação de saúde pública com uma abordagem interprofissional. O projeto prevê que cada região deve eleger seu representante  para ser referência à rede no que diz respeito ao ensino superior e técnico.

Karina Castelo Branco, diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Amapá, enfatizou a importância do Amapá ser referência na região. Segundo ela, isso vai contribuir para a captação de recursos do Ministério da saúde para investimento na qualificação permanente de profissionais que atuam na rede de saúde do Amapá.

Para definir a estratégia de planejamento sobre como será feito o gerenciamento junto às demais Escolas da Região Norte, uma nova reunião acontecerá em Brasília entre os dias 21 e 22 de abril.

De acordo com a diretora técnica da Escola de Saúde Pública no Amapá, Renata Carvalho, o reconhecimento vem para impulsionar o trabalho em educação permanente, que acaba refletindo na qualidade dos serviços de saúde.

“Isso mostra que apesar de termos instituído a Escola de Saúde Pública do Amapá há pouco tempo, com a preocupação em ofertar serviços de qualidade e com profissionais sendo qualificados de forma contínua, os demais estados da Região Norte mostram interesse em seguir esse mesmo caminho, e isso é muito gratificante”, disse a diretora.

RET-SUS

As escolas técnicas e centros formadores da RET-SUS são instituições públicas que buscam atender às demandas locais de formação, prioritariamente dos trabalhadores de nível médio atuantes atuam nos serviços de saúde do SUS.

As atividades desenvolvidas pelo conjunto de trabalhadores de nível médio constituem uma importante e significativa parcela dos profissionais que atuam nos serviços que compõem a complexa rede assistencial do sistema de saúde brasileiro.

Com a introdução de inovações tecnológicas e de novas formas de organização do trabalho, as ações voltadas para os trabalhadores de nível médio se configuram em importante estratégia para aprimorar as práticas e qualificar o trabalho em saúde. Além disso, o acesso à educação profissional assume um caráter de democratização e universalização da educação e profissionalização, uma vez que prioriza os trabalhadores já inseridos nos serviços de saúde do SUS.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá