Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 11 de janeiro de 2020 - 11:28h
‘Sonho realizado’, diz aluna sorteada para escola de gestão compartilhada militar
Sorteio realizado neste sábado, 11, define os estudantes da escola Afonso Arinos, em Santana.
Por:
Foto: Erich Macias/Seed
Sabrina Costa se emocionou ao ser sorteada para fazer parte da escola Afonso Arinos

Acompanhada dos pais, Sabrina Costa da Silva, 11 anos, não segurou as lágrimas quando ouviu o nome dela no sorteio que define os estudantes da Escola Estadual Afonso Arinos de Franco Melo, em Santana.

A instituição de ensino funciona em regime de gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Polícia Militar (PM). O sorteio realizado neste sábado, 11, define os alunos que farão parte do ano letivo da escola.

 “É um sonho realizado. Sempre via na televisão os estudantes dessas escolas, a rotina deles, e me enchia de orgulho. Foi então que pedi para os meus pais para estudar na Afonso Arinos. Esperamos o sorteio e hoje deu certo”, disse, emocionada.

Após a fase de recurso, a escola teve 328 candidatos habilitados a concorrer as 105 vagas ofertadas. O sorteio foi dividido em duas etapas:

  • Manhã: participaram somente os candidatos habilitados à disputa das vagas destinadas a ampla concorrência
  • Tarde: já nesse período, para as vagas reservadas à comunidade do entorno do colégio

Na primeira etapa, dos 245 candidatos aptos a concorrerem às 31 vagas para ampla concorrência, sendo que 15 faltaram ao sorteio. E 83 candidatos disputarão as 74 vagas destinadas para a comunidade.

“O baixo número de faltosos demonstra, também, o sucesso do processo. Seguiremos trabalhando para avançarmos nas pautas da Educação, garantindo, principalmente, acesso à escola e educação de qualidade”, destacou a titular da Seed, Goreth Sousa.

Não foram só alunos que não conseguiram segurar a emoção. A técnica em enfermagem Sirley Campelo também veio às lagrimas ao saber que a filha Yasmin também garantiu vaga. A família se mudou há pouco tempo de Serra do Navio para Santana.

“Antes de sair de casa eu fiz minhas orações e fui atendida. As escolas de gestão compartilhada era o que eu buscava para minha filha, e hoje tive sucesso. Agora é só ela se dedicar aos estudos”, ressaltou a mãe.

Ainda pela manhã foi realizado o sorteio de vagas para pessoas com necessidades especiais de ampla concorrência.

Escola Afonso Arinos

VEJA TAMBÉM: Escola Militar Afonso Arinos terá ensino médio no ano letivo de 2020

A instituição passou a ser de gestão compartilhada com a PM em 2018. Foi a terceira escola a aderir a esse modelo de ensino. Segundo o diretor do colégio, tenente Leandro Cruz, disciplina e organização são os pontos fortes do trabalho.

“Esses novos estudantes vão encontrar uma escola toda preparada para recebê-los. Um ambiente respeitoso e disciplinar, para que venham com único intuito: de estudar”, destacou o tenente, no discurso de boas-vindas.

Lista definitiva e matrículas

A lista definitiva dos candidatos sorteados pela reserva de vagas à comunidade e ampla concorrência será divulgada no site da Seed e também na escola. O resultado da escola Afonso Arinos sairá no dia 13 de janeiro e a matrícula será de 14 a 16 de janeiro.

Sorteio das demais escolas

Para as escolas Antônio Messias e Risalva Freitas, ambas localizadas em Macapá, o sorteio acontecerá no dia 18 de janeiro, com abertura dos portões às 8h, fechamento às 9h30 e sorteio às 10h30, para as vagas destinas à ampla concorrência.

No período da tarde, os portões abrirão às 14h, fechamento às 15h30 e sorteio às 16h30, para as vagas destinadas à comunidade do entorno do colégio.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Seed

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá