Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 10 de dezembro de 2019 - 16:58h
Placas selos vão ajudar mulheres vítimas de violência a identificar locais de atendimentos
Instituições que integram a RAM, como Politec, Delegacia de Crimes Contra a Mulher e Maternidade Mãe Luzia, estão recebendo os selos.
Por: Alice Valena
Foto: Alice Valena
Placas selos estão sendo fixadas nas instituições de atendimento

Para ajudar a identificar com maior facilidade os locais de atendimento a mulheres vítimas de violência, a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm) está sinalizando com placas selos instituições como a Polícia Técnico-Científica (Politec), Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e Maternidade Mãe Luzia, que integram a Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

Além desses, todos os demais órgãos de atendimento à mulher vítima de violência estão recebendo as placas de identificação da RAM. A medida, juntamente com a Lei 1764/2013, reforça o compromisso das instituições que fazem parte da rede, para que a vítima possa ter todo o atendimento necessário na saúde, segurança e assistência social. Também estão sendo sinalizados o Hospital de Emergência (HE) e a própria Sepm.

“Não são simplesmente placas. A sociedade necessita saber desses espaços que são garantia de direitos para essas mulheres. E esses lugares já estão institucionalizados em lei”, falou a secretária de Política para Mulheres, Renata Apóstolo.

Segundo a psicóloga da Politec Denise Morelli, as articulações para os espaços na instituição já estão sendo humanizadas há mais de um ano, além da capacitação para os servidores.

"Importantíssimo, nesses casos, a humanização. O Departamento de Psicologia Clínica da Politec, só em novembro, atendeu a 20 mulheres em diversos casos de violência”, citou a psicóloga.

Na próxima semana, a ação, que encerra a programação dos “16 Dias de Ativismo”, continuará percorrendo órgãos dos Poderes Judiciário e Legislativo e instituições do interior do Amapá.

Quer saber mais sobre a campanha “16 Dias de Ativismo”? Acesse aqui.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá