Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 11 de dezembro de 2021 - 13:54h
Investimentos na valorização da juventude amapaense são destaque em evento nacional
Secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, enfatizou no encontro, que encerrou na sexta-feira, 10, a atenção do Amapá com os jovens.
Por:
Foto: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)
O evento ocorreu de 8 a 10 de dezembro com o objetivo de elaborar políticas públicas, integrar e capacitar os gestores.

Os investimentos que somam mais de R$ 36 milhões feitos pelo governador do Amapá, Waldez Góes, na juventude amapaense foram destaques e referência para estados brasileiros que participam do Encontro Nacional de Gestores de Juventude, em Brasília, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

O evento iniciou na quarta-feira, 8, e encerrou na sexta-feira,10, com o objetivo de elaborar políticas públicas, integrar e capacitar os gestores.

O evento teve a participação de representantes de 19 estados.  Entre eles o Amapá, representado pelo secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, que  integrou a mesa de abertura do evento, em nome dos gestores estaduais.

“Ter o nosso trabalho reconhecido é motivo de orgulho, pois é fruto dos investimentos feitos pelo governador Waldez e da confiança depositada na juventude. Temos o maior programa de política para a juventude que é o Amapá Jovem, referência no Brasil e conduzido diretamente por jovens”, disse o secretário durante a abertura do evento.

Na ocasião, o gestor destacou que o Amapá é referência, pois tem uma Secretaria de Juventude, enquanto que a maioria dos estados possuem uma coordenadoria, servidores, monitores e bolsistas, com um investimento de 36 milhões anual para transferência de renda, por meio do Amapá Jovem, onde concentram-se todas as ações do Governo do Amapá voltadas para a juventude através de uma política transversal.

Para a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH), Emilly Coelho, o encontro é um momento de integração e troca de experiências, a exemplo do Amapá Jovem, um projeto conhecido por todos os gestores estaduais.

“O estado do Amapá teve um destaque enorme, por toda a integração e pelo projeto Amapá Jovem, conhecido por todos os gestores e que eu pude conhecer in loco em execução. Fiquei muito animada em ver esses jovens aprendendo e sonhando. Essa integração com o Governo Federal só tem a aumentar, pois quando trabalhamos juntos conseguimos alcançar mais pessoas”, afirmou a gestora.

Durante o evento cada gestor apresentou o cenário da juventude nos estados e o trabalho desenvolvido. Também foram realizadas oficinas, dinâmicas, e atividades para avançar no desenvolvimento de politicas publicas para a juventude.

Qualificação profissional

  A qualificação profissional dos jovens, tratada como prioridade dentro do Amapá Jovem, também foi abordada. Filé defende a necessidade de qualificar o jovem para ingressar no mercado de trabalho ou empreender. Essa é uma forte frente de atuação do programa, que em 2021 ampliou a oferta de oficinas e cursos para os beneficiários do programa.

“Se não investirmos em capacitação e aprendizagem hoje, num futuro bem próximo teremos uma mão de obra desqualificada, uma economia fragilizada e enfraquecida, precisamos de jovens qualificados para assumirem as vagas ofertadas ou gerarem emprego por meio do empreendedorismo, e nós devemos priorizar a oferta dessas oportunidades”, afirmou o gestor.

 Até dezembro de 2021, o Amapá Jovem concedeu o auxílio financeiro de R$ 150 e qualificou 21 mil jovens de 15 a 29 anos. 

  Para se inscrever no programa clique aqui.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá