Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 10 de dezembro de 2020 - 18:37h
Governo do Amapá realiza capacitação de profissionais para o combate ao sarampo
Enfermeiros, técnicos de enfermagem, digitadores e registradores vão atuar em ações de campo no mês de janeiro.
Por:
Foto: Nelson Carlos
Equipe de Macapá reunida para a capacitação.

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 7, a capacitação para o combate ao sarampo. O objetivo é atualizar os profissionais que irão atuar no enfrentamento à doença, com informações sobre a vacina e como identificar os sintomas.

Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o treinamento deve ser concluído até a próxima sexta-feira, 18. Todo o preparo faz parte do plano de vacinação que consiste em mapear as pessoas que ainda não tomaram a vacina e realizar a imunização, evitando assim o aumento de casos de sarampo no Amapá.

A capacitação acontece com profissionais convocados pelos programas municipais de imunização dos sete municípios que apresentaram casos da doença e municípios em situação de risco.

Ao todo 110 enfermeiros, técnicos de enfermagem, digitadores e registradores vão atuar em campo no mês de janeiro. Somado a esses profissionais também estão as equipes da Estratégia em Saúde da Família dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, auxiliando na ação de varredura vacinal.  

O técnico da unidade de doenças Transmissíveis da SVS, João Trindade, que é um dos responsáveis pela capacitação dos profissionais, defende a atualização das informações como uma ferramenta-chave de apoio para a imunização.  

“Essa capacitação vai contribuir com o trabalho que será realizado pelos profissionais nos municípios, que pode ajudar inclusive na identificação de casos ativos da doença”, conta João Trindade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá