terça, 10 de dezembro de 2019 - 11:19h
Conselhos de Assistência Social definem propostas para efetivação de direitos da população
Amapá sedia pela primeira vez a reunião regional com os Conselhos Estaduais de Assistência Social da Região Norte.
Foto: Marcelo Loureiro
Encontro reúne representantes dos estados da região Norte

A aplicação efetiva da Política Nacional de Assistência Social é discutida nesta terça-feira, 10, durante a reunião regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), realizada no auditório do Ministério Público(MP/AP), no Centro de Macapá.

Essa é a primeira vez que o Amapá recebe o encontro com os Conselhos Estaduais de Assistência Social da Região Norte. O intuito é proporcionar discussões importantes sobre o assunto.

No estado, o evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims). A reunião que segue até quarta-feira, 11, tem a participação de conselheiros do Amapá, Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na abertura da reunião, o governador do Amapá em exercício Jaime Nunes destacou a importância de trabalhar de forma integrada com os demais estados da região Norte para a aplicação mais eficiente de políticas nessa área.

“É muito importante o Estado do Amapá estar sediando essa reunião para reunir os conselheiros de toda a região Norte para discutir temas de grande relevância para que a gente possa avançar no atendimento à nossa população através da integração da assistência social nos estados e municípios”, ressaltou Nunes.

Esta também é a primeira vez que o Conselho Nacional de Assistência Social está sendo presidido por uma mulher amapaense. A presidente Aldenora González afirma que o objetivo do conselho é fazer um panorama para conhecer os anseios da região.

“Vivemos um momento de contingenciamento de recursos do Governo Federal para aplicação na área de assistência social e, por isso, precisamos debater e criar estratégias para enfrentar esses desafios”, afirmou Aldenora.

Anfitrião do evento, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rocka Marques, espera que durante os dois dias de reunião possam ser feitos os encaminhamentos necessários para o melhor atendimento social para as populações que vivem nos estados da Região Norte.

“A intenção é que possamos encerrar esses dias de discussão com normativas, instrumentos e matérias de apoio necessários para executar as metas que garantam que a assistência social atinja o cidadão que está na ponta de todo esse processo”, finalizou.

Créditos:

Marcelo Loureiro