Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 10 de setembro de 2020 - 18:40h
Seed lança Currículo Prioritário Amapaense para ensino fundamental
Instrumento estabelece conjunto de medidas para manter o desenvolvimento educacional no período de suspensão das aulas presenciais.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Divulgação / Seed
O currículo vai reunir um conjunto de habilidades que devem ser oferecidas aos estudantes do ensino fundamental da rede estadual e municipal.

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) lançou nesta quinta-feira, 10, o Currículo Prioritário Amapaense, por meio de uma transmissão online. Voltado para o ensino fundamental, o novo instrumento traz um conjunto de medidas estabelecidas para manter o desenvolvimento educacional neste período de suspensão das aulas, devido à pandemia de covid-19.

O instrumento é uma flexibilização curricular e foi criado para definir um conjunto de habilidades prioritárias possíveis de serem trabalhadas em sala de aula no contexto atual. A transmissão teve como objetivo orientar as equipes pedagógicas das escolas estaduais e municipais que trabalham com o ensino fundamental para implementação do Referencial Curricular Amapaense (RCA), por meio do novo instrumento.   

O Currículo Prioritário Amapaense estrutura a base para progressão na aprendizagem dos estudantes nos próximos anos letivos, considerando as habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e já estabelecidas no RCA.

São 18 cadernos divididos por disciplinas e por anos iniciais e finais do ensino fundamental. Eles contêm sugestões de atividades que devem ser oferecidas aos estudantes por meio do ensino não presencial. Essas ações devem ser alinhadas com outras já estabelecidas pelo Estado como a entrega de kits pedagógicos e a Aprendizagem em Casa.

Conheça o Currículo Prioritário Amapaense aqui

Produção

Para elaboração do Currículo Prioritário Amapaense, uma equipe da da Unidade de Orientação Curricular (Oucus) mapeou as habilidades consideradas fundamentais para os estudantes e verificou pontos de atenção às necessidades do aluno, nesse momento de pandemia. Assim, foram elaborados cadernos curriculares correspondentes aos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Ensino Religioso, contendo os direitos de aprendizagem essenciais para desenvolvimento os alunos.

Lançamento

O lançamento do Currículo Prioritário Amapaense contou com a participação da secretária de educação, Goreth Souza; do especialista em currículo do Programa Formar, João Paulo Cêpa; e da chefe da Unidade de Orientação Curricular e Supervisão Escolar da Seed, Marlúcia Fernandes. O Programa Formar e o Instituição Reúna foram também colaboraram.

A live foi realizada por meio da Unidade de Orientação Curricular e Supervisão Escolar - Uocus/Natep/Codnope da Secretaria-Adjunta de Políticas Educacionais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá