sexta, 10 de setembro de 2021 - 15:18h
Governo promove busca ativa escolar em programação de 13 de setembro
Circuito ciclístico que vai percorrer as ruas de Macapá. Objetivo é fomentar a participação da sociedade na busca ativa dos estudantes que estão distantes do ambiente escolar.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Divulgação / Seed
A caminhada faz parte da programação em alusão ao feriado de 13 de setembro.

Em comemoração a criação do ex-Território Federal do Amapá, em 13 de setembro, o Governo do Estado promove a programação “Fora da Escola, não pode!”. A iniciativa é da Secretaria da Educação (Seed) e tem como objetivo fomentar a participação da sociedade na busca ativa dos estudantes que estão distantes do ambiente escolar.

O evento consiste num circuito ciclístico que vai percorrer as ruas de Macapá e contará com a participação de estudantes, professores, gestores, instituições de defesa dos diretos da criança e do adolescente. Os pelotões sairão das zonas norte e sul rumo ao centro da capital, especificamente na Praça da Bandeira.

O horário de concentração será às 16h e terá dois polos:

Feira do Agricultor - bairro Pacoval (zona norte) -, com rota pela Rua Mato Grosso; Avenida Rio Grande do Norte; Rua Goiás; Avenida Ceará, Rua Mato Grosso, Rua Eliezer Levy; Avenida Mãe Luzia; Rua Leopoldo Machado; Avenida FAB.

Parque do Araxá - (zona sul) -, a rota será no Araxá; rua Jovino Dinoá; Avenida FAB.

No percurso os participantes irão fazer a busca ativa fazendo a entrega de kits escolares para os estudantes que estão em vulnerabilidade social, e seguirão para a Praça da Bandeira, onde acontece a concentração geral para o canto do Hino Nacional e o Hino do Amapá, falas de autoridades e apresentações culturais.

A Seed orienta que todos os participantes utilizem as sacolas de lixo que serão disponibilizadas nos pelotões e que levem suas garrafas de água, que poderão ser reabastecidas durante os percursos nos carros de apoio que estarão identificados.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá e Guarda Municipal.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios.

Ela foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.