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terça, 09 de agosto de 2016 - 11:09h
Seed divulga resultado da Provinha Brasil
Aplicada duas vezes ao ano, a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização.
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O Núcleo de Assessoramento Técnico e Pedagógico e o Centro de Estudos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgaram nesta terça-feira, 9, no auditório da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, em Macapá, os resultado preliminares da 1ª fase da Avaliação da Alfabetização Infantil, conhecida como Provinha Brasil, que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública.

Aplicada duas vezes ao ano (maio e novembro), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

No Estado do Amapá os resultados apontam para o nível 3 numa escala de avaliação de 5 níveis, que na prática representa na disciplina de Língua Portuguesa um percentual de 42%, e na disciplina de Matemática a média é o nível 4, com 55%.

Segundo a pedagoga e técnica da Seed, Claudia Leitão, ao todo, no Amapá, são 157 escolas que atendem na modalidade de ensino de avaliação da Provisão Brasil. A prova é realizada de forma presencial e elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Avaliamos que as competências e habilidades estão sendo atendidas. Pretendemos reforçar os trabalhos pedagógicos para elevarmos a avaliação no mês de novembro. O resultado possibilita aos gestores e professores mais informações que auxiliam no monitoramento e avaliação de alguns processos educacionais”, destacou Claudia.

Provinha Brasil  

A realização da avaliação é opcional e por adesão das redes públicas de educação. A portaria nº 387, de setembro de 2015, regulamenta essa forma de adesão, bem como, o cadastro junto ao Inep.

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