sexta, 05 de agosto de 2016 - 10:19h
Operação Saturação é deflagrada e polícia pede o apoio da população
Mais de 270 policiais e 30 viaturas estão mobilizados na ação
O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Mais uma edição da Operação Saturação, desta vez envolvendo 275 policiais, foi deflagrada nesta sexta-feira, 5, em Macapá e Santana. A ação envolve seis batalhões da Polícia Militar e órgãos ligados à segurança pública. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Nesta primeira fase da operação, o trabalho é de prevenção e conscientização. Nas demais, as ações serão de repressão. Nos três dias de operação serão utilizadas 30 viaturas. O trabalho tem o objetivo de reduzir furtos e roubos, apreender armas, drogas, desmobilizar pontos de tráfico de entorpecentes, entre outros objetivos. Estão envolvidas equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Canil, Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM), Batalhão Ambiental (BA), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).

A operação foi projetada com base nos dados estatísticos monitorados diuturnamente pela Sejusp, levantamentos pelas equipes de Inteligência de todas as instituições envolvidas. “Estamos confiantes que este trabalho vai trazer mais segurança para a população. Neste momento, o trabalho é de prevenção. O apoio da população é fundamental por meio de denúncias”, destaca Secretário de Segurança Pública Gastão Calandrini.

Investimentos

Nos 19 meses da atual gestão, o Governo do Amapá já realizou a aquisição de um helicóptero para o Grupamento Tático Aéreo (GTA) no valor de R$12,3 milhões, a construção do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) de Vitória do Jarí, a reforma da Delegacia de Fazendinha, a compra de 7 viaturas para atuarem em áreas de fronteiras, todas adquiridas com recursos do Programa Estratégia Nacional de Fronteira, além da aquisição e renovação da frota, que entregou a sociedade 94 viaturas novas.

Os investimentos também envolveram a reforma e a readaptação do prédio da unidade Integrada Distrital da Policia Civil em Macapá, no valor de R$ 200 mil, o projeto de sistema de radiocomunicação digital nos municípios de fronteira, no valor de R$ 6,6 milhões, a construção da piscina semiolímpica do Corpo de Bombeiros no valor de R$ 500 mil, entre outras aquisições.

Até dezembro de 2016 o Governo do Estado pretende entregar a piscina semiolímpica de treinamento de mergulho do Corpo de Bombeiros da Zona Norte, no valor R$ 652 mil, aquisição de viatura tipo van para o atendimento móvel do Procon, no valor de R$ 412 mil, a aquisição de motos adaptadas para o Batalhão de Operações Espaciais (Bope), no valor de R$ 205 mil, além da retomada das obras do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e outras novas 64 viaturas.