Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 10 de junho de 2019 - 20:11h
Ligações de energia em festas juninas devem ser solicitadas à CEA
Procedimento é obrigatório e evita acidentes envolvendo a rede elétrica durante os eventos.
Por:

Durante o período junino são comuns as festas em vias públicas, barracões e em espaços públicos e privados. Em situações como essas, deve-se solicitar à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) a ligação provisória nos locais dos eventos para evitar sobrecarga de energia. O procedimento é obrigatório e pode ser requerido na central de atendimento da Companhia.

Em espaços particulares, o proprietário do local precisa solicitar a ligação junto à Companhia. Em eventos que são realizados em áreas públicas, como ruas, avenidas e praças, o responsável precisa ter autorização da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, para, depois, requisitar o serviço na CEA.

De acordo com o técnico do setor de atendimento da CEA, Manoel Almeida, as autorizações para as ligações provisórias garantem a segurança do local, evitando acidentes relacionados à descarga elétrica.

“O consumidor precisa nos procurar, com pelo menos uma semana de antecedência, para solicitar o serviço, que é encaminhado para o setor responsável. Também é preciso realizar o pagamento de duas taxas relacionadas à operação do trabalho e também ao tempo e pelos equipamentos que serão usados no evento”, frisou Almeida.

Cuidados

Além das ligações provisórias, o consumidor deve tomar outros cuidados para garantir a segurança do local e evitar acidentes.

Enfeites

Nunca utilize postes de energia para fixar bandeirinhas e faixas. Opte por sempre utilizar barbantes no lugar de fios de plástico ou metalizados, pois podem provocar choques elétricos.

Instalações

Para as instalações elétricas é necessário contratar profissionais qualificados, pois ligações clandestinas podem causar acidentes e sobrecarga na rede elétrica. Veículos de som ou trios elétricos devem ser mantidos a 1,5m de distância de redes elétricas por segurança.

Fogueiras e fogos de artifício

Fogueiras devem ser feitas em ambientes ao ar livre, longe de fiações elétricas. Fogos de artifício devem sempre ser manuseados por adultos sempre a distância das pessoas. Nunca esqueça de verificar a procedência do fogo de artifício para se certificar sobre a origem do produto.

Em caso de acidente, isole o local completamente e acione o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. Não entre em contato com fios partidos e não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá