Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 10 de junho de 2022 - 18:02h
Hospitais do Amapá recebem equipamentos para fortalecer vigilância epidemiológica
Computadores e equipamentos foram entregues ao Hospital de Santana, de Emergência, Oiapoque e da Criança e Adolescente (HCA).
Por:
Foto: Gabriel Maciel
As unidades receberam computadores, webcam e fones de ouvido com microfone.

Equipamentos como computadores, webcams e headsets (fones de ouvido com microfones) foram entregues nesta sexta-feira, 10, pelo Governo do Amapá, para hospitais estaduais. O material visa o fortalecimento dos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, para o monitoramento qualificado de agravos.

Os equipamentos são pactuados junto ao Ministério da Saúde. Foram entregues kits de computadores para o Hospital de Emergência, Hospital Estadual de Santana, Hospital Estadual do Oiapoque e Hospital da Criança e Adolescente (HCA). O trabalho realizado nos hospitais integra o monitoramento feito pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP). Outras unidades de saúde devem ser atendidas ainda este ano.

"Este é um avanço essencial para o monitoramento dentro das redes hospitalares do nosso estado, vamos dar mais agilidade a este trabalho importante para a atuação contra agravos de importância médica e sanitária, e não para por aqui. Nosso objetivo é fortalecer toda a rede estadual de saúde, para garantir a autonomia na notificação ao Ministério da Saúde e ao Estado", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Margarete Gomes.

O fortalecimento da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), no Amapá, é um trabalho importante, uma vez que hospitais são a porta de entrada no atendimento de pacientes com doenças de agravo de saúde de interesse.

"Em março de 2020, antes da pandemia começar, já tínhamos uma rede Cievs em fortalecimento, isso fez toda a diferença no monitoramento e acompanhamento epidemiológico da covid-19 no Amapá. Agora, continuamos realizando esse trabalho para fortalecer e preparar nossas unidades nesse trabalho essencial", destacou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

Estiveram presentes na cerimônia técnicos do Ministério da Saúde, representantes dos hospitais e integrantes da Rede Cievs Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Gabriel Maciel

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá