Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 10 de junho de 2022 - 18:26h
Governo do Amapá lança Catálogo da Rede de Atendimento, Proteção e Defesa da Pessoa Idosa
Estado é o primeiro do país a desenvolver um instrumento que reúne serviços e contatos de instituições voltadas a este público. 
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Erick Macias
O lançamento aconteceu no auditório do Sebrae, ao som de muito carimbó.

O Governo do Amapá lançou o Catálogo da Rede de Atendimento, Proteção e Defesa da Pessoa Idosa  - o estado é o primeiro do país a desenvolver o instrumento, que é virtual e reúne serviços e contatos das instituições públicas e da sociedade civil que atuam diretamente no atendimento, defesa e proteção dos amapaenses acima de 60 anos. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e faz parte do cronograma de ações do Junho Violeta, mês de sensibilização e combate a toda forma de violência contra pessoas idosas. O catálogo será disponibilizado para o público nos próximos dias. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Social da Sims, Maísa Ferreira, o volume foi baseado no Estatuto do Idoso.

“Queríamos colocar todas as informações da rede de apoio à pessoa idosa de maneira sucinta e autoexplicativa e, assim, mostrar os órgãos de atendimento estadual como educação, saúde, judicial e entre outros direitos e garantias. Em breve, teremos a versão impressa que será disponibilizada em todos os órgãos estaduais”, reforçou Maisa.

Para a aposentada, Joana Alves, de 75 anos, que faz parte do Projeto Minha Gente, o catálogo é um símbolo de acolhimento, que mostra a valorização da pessoa idosa e também todo o apoio oferecido pelo Estado. O lançamento aconteceu no auditório do Sebrae, ao som d emuito carimbó. 

“Eu fico feliz em ter essa ferramenta. Pois nós, idosos, precisamos ser respeitados e valorizados. Atualmente, eu participo do Projeto Minha Gente que também é uma rede de apoio pra nós, aqui eu aprendia a dançar carimbó, marabaixo, jogar futebol, e curtir essa fase da minha vida da melhor forma possível”, relatou Joana.

O Centro/projeto Minha Gente fica na zona norte de Macapá e é administrado pela Sims e atende cerca de 100 idosos da comunidade, oferecendo a eles melhor qualidade de vida, por meio do esporte, lazer e recreação, orientação e sensibilização por meio de palestras educativas. 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá